Quando o Volvo FH16 750 foi lançado, a fabricante sueca reivindicava que graças ao novo sistema de engrenagem "I-Shift" era capaz de puxar 325 toneladas.
Pois bem, a fabricante do norte da Europa, mais concretamente o departamento "Volvo Trucks", provou que o seu FH16 750 não só é capaz de puxar esse peso como consegue "arrastar" um total de 750 toneladas. Sim, leu bem! É um número impressionante e o derradeiro teste para esta "máquina" sueca.
Volvo mostra camião a puxar 750 toneladas!
Tudo aconteceu no Porto de Gotemburgo, na Suécia, sendo que para este desafio foram usados contentores que formavam um "comboio" com 300 metros de comprimento. O camião usado para o efeito foi um modelo FH16 750 com as especificações de fábrica e apesar de parecer uma tarefa impossível, foi cumprida! A grande responsável por este comportamento foi a transmissão, que permite que o camião possa ser conduzido a uma velocidade tão lenta como 0,5 km/h, precisamente para permitir mover cargas pesadas em terrenos difíceis e com pouca aderência.
"I-Shift com engrenagens de lagartas oferece uma tracção inicial que é diferente de tudo o que existe no mercado de camiões de produção. Geralmente são construídos camiões especialmente desenvolvidos para cargas pesadas, mas aqui estamos a usar um Volvo FH16 que acabou de sair da fábrica", adiantou Peter Hardin, gerente de produto na Volvo Trucks.
E porque a Volvo não quis deixar nada ao acaso. Atrás do volante estava Magnus Samuelsson, vencedor do concurso de Homem Mais Forte do Mundo em 1998, e, como tal, a pessoa indicada para se juntar à Volvo nesta tarefa hercúlea.
"Poucas coisas podem igualar a sensação de desafiar e vencer os próprios limites físicos. Eu enfrentei muitos desafios difíceis ao longo dos anos, mas este é o meu desafio mais pesado de sempre", atirou Magnus Samuelsson.
Mas porque nem sempre é fácil visualizar o que 750 toneladas representam, o melhor mesmo é ver o vídeo.