O Volvo V40 será substituído por um SUV Coupé nos próximos anos, permitindo assim à marca sueca oferecer um novo tipo de carroçaria na gama 40. A notícia é avançada pela publicação britânica "Autocar", que falou com Lex Kerssemakers, o "patrão" da Volvo na Europa.
Lex Kerssemakers confirmou à "Autocar" que o V40 não será substituído por um modelo igual mas sim por um modelo de "condução alta". "Precisamos de algo mais criativo, por isso é que decidimos não substituir directamente o V40", atirou.
"Provavelmente precisamos de um estilo de carroçaria novo nos próximos dois ou três anos na Série 40", acrescentou Kerssemakers, que se mostrou confiante de que a Volvo será capaz de chegar à marca das 800 mil unidades vendidas em todo o mundo com a actual gama formada pelos Série 40, 60 e 90.
O "patrão" da Volvo no continente europeu não revelou directamente que o substituto do V40 será um SUV Coupé, mas tudo o que disse aponta nesse sentido. Kerssemakers fala de um modelo com uma posição de condução mais alta do que a do V40, revelando que este tipo de carroçaria pode ser mais facilmente electrificada. "Não podemos lançar um carro que não esteja preparado para ser totalmente electrificado", referiu.
Recorde-se que este Volvo V40 é o único modelo do catálogo actual da Volvo que não usa as plataformas CMA ou SPA da marca sueca, ambas pensadas e desenvolvidas para acomodar motorizações a gasolina, diesel, híbridas ou eléctricas. Por seu turno, o V40 continua a usar a plataforma Global C da Ford que já data de 2003 e não permite nenhum tipo de electrificação.
Kerssemakers confirmou ainda que a produção do V40 actual vai terminar já este ano e admitiu que "não se pode esperar demasiado para lançar um novo carro". "Não queremos perder o nosso espaço no segmento", acrescentou.
É de esperar que este novo modelo da Série 40 da Volvo se situe ligeiramente abaixo do novo XC40 no catálogo da marca sueca e que apresente uma linha de tejadilho mais esguia e um "corpo" mais musculado.