Ocean Race é o nome de uma série especial da
Volvo V90 Cross Country, que herda o nome da mega-regata patrocinada pela marca sueca, que está em Lisboa. Serão produzidas três mil unidades viradas para quem leva a sério as actividades no campo do lazer, mas não é uma série "fechada". Podem ser produzidas mais, se a procura o justificar e o cliente pode escolher entre os motores 2.0 litros D4 (190 cv), D5 (235 cv) diesel ou os gasolina T5 (254 cv) e T6 (310 cv). O preço começa nos 71.500 €, mas pode ir por aí fora porque este modelo conta com inúmeros opcionais pagos à parte.
O V90 Cross Country Ocean Race foi desenvolvida pelos designers e engenheiros da Volvo que trabalham no departamento de veículo especiais e o resultado merece aplausos. Não foi descurado nenhum detalhe e, se por um lado a proposta responde ao problema da poluição dos oceanos com materiais como o Econyl, produzido com 100 por cento de matérias recicláveis, por outro interpreta as necessidades de quem utiliza um veículo para as actividades mais radicais.
A Volvo aliou o luxo à funcionalidade num modelo que só está disponível com a sua cor Crystal White, com aplicações Kaolin Grey e pormenores em Flare Orange, mas o interior pode ser claro ou preto, mantendo sempre os detalhes em laranja. Mas a grande novidade surge na proposta de tapetes à prova de água tal como um revestimento específico para a volumosa bagageira modular e em acessórios par.
A tampa do porta-bagagens conta com uma iluminação especial em LED e os suecos previram um saco resistente à água, para proteger a roupa seca e limpa, ou a roupa molhada e suja. Redes e compartimentos de carga permitem assegurar uma boa arrumação.
Volvo V90 Cross Coutry Ocean Race chegou a Lisboa
Mas há mais: está disponível uma caixa no tejadilho (opcional) na mesma cor da carroçaria, que inclui uma rede de fixação de carga e um sistema de lavagem que ajuda a limpar o equipamento utilizado em actividades out-door. Não falta uma potente lanterna à prova de água. Este é um modelo à medida de quem gosta de partir à aventura, porque também há mega-desafios longe das ondas da Volvo Ocean Race.