Depois de muitos rumores ao longo das últimas semanas, a Volkswagen e a Ford oficializaram uma aliança entre si e confirmaram que os primeiros acordos para o início do desenvolvimento de veículos comerciais ligeiros e uma "pick-up" média (a comercializar a partir de 2022) já estão em andamento.
Esta aliança não implica propriedade cruzada entre as duas empresas e será controlada por um comité conjunto onde figuram nomes como Herbert Diess, director executivo da VW, e Jim Hackett, director executivo da Ford, bem como outros directores de ambas as empresas.
Tal como sempre acontece neste tipo de acordos, o principal objectivo é aumentar o rendimento e reduzir os custos, algo que só é possível graças à partilha de meios e conhecimentos.
Ainda assim, e de acordo com a nota de comunicação da Volkswagen, a "Ford e a Volkswagen vão continuar a ser concorrentes, uma vez que a cooperação proposta não se relaciona de forma alguma com as estratégias comerciais".
A par desta aliança a Ford e a Volkswagen assinaram ainda um acordo para a colaboração na investigação e desenvolvimento de veículos autónomos, serviços de mobilidade e veículos eléctricos.
As empresas não divulgaram mais detalhes relacionados com este acordo, pelo que teremos que aguardar para perceber o que cada empresa poderá "emprestar" a esta aliança. Certo, para já, é que a Ford vai fabricar as "pick-ups" médias para as duas marcas e comerciais maiores, e a VW vai ficar encarregue de um comercial urbano para uma utilização mais citadina.