Ainda
ontem foi revelado ao Mundo, mas a VW já estuda a possibilidade de novas variantes para o SUV T-Roc que promete fazer furor. Uma delas é uma versão desportiva que se denominaria T-Roc R, com cerca de 300 cv, para concorrer directamente com o "primo" Seat Ateca que, é sabido, irá ter uma versão Cupra.
Sabe-se que a ideia agrada ao presidente da marca VW, Herbert Diess, que em conversas informais já confidenciou estarem em curso alguns testes. No entanto, ainda não foi tomada qualquer decisão pois, primeiro, os responsáveis da marca querem aperceber-se da aceitação que o T-Roc (com versões de 190 cv, tanto a gasolina como Diesel) irá ter no mercado.
Fazer o carro não será particularmente complexo dado que, ao utilizar a mesma versão da plataforma MQB do Audi Q2 e do Seat Ateca, há já muito trabalho adiantado. Um eventual T-Roc R poderá receber o motor 2.0 TSI de 310 cv que anima o Golf R, contando ainda com tracção integral e a caixa automática DSG de 7 velocidades.
O que o T-Roc não terá é uma versão GTI pois essa sigla mítica está reservada para automóveis mais pequenos e de cariz verdadeiramente desportivo. O próprio Herbert Diess explicou recentemente, quando foi revelado o up! GTI, no festival de Worthersee:
"Acho que ficamos pelos três que temos agora [up!, Polo e Golf]
. A sigla GTI é usada para compactos desportivos e que sejam acessíveis a muita gente. Para outros modelos [como os SUV]
temos uma outra submarca, a R, que é a que estamos a considerar".
No fundo, o presidente da VW já aqui avançava com a possibilidade de vir a aparecer um T-Roc R. Tal como também poderá suceder com o Tiguan dado que, ainda recentemente, uma unidade deste SUV maior foi vista em testes no Nürburgring e tratava-se visivelmente de uma variante mais desportiva.
Pelo facto de partilhar a plataforma com o Golf e de ter praticamente as mesmas dimensões, pode ainda pensar-se numa variante híbrida "plug-in", GTE, mas esta não foi ainda sequer abordada por qualquer elemento da marca. Fora de hipótese está uma variante eléctrica, já que a ofensiva da VW nos automóveis de emissões zero prevê o seu próprio SUV, antecipado pelo "concept"
I.D. Crozz.