Tendo visto a sua forte aposta das últimas décadas no Diesel violentamente abalada pelo escândalo das emissões, a Volkswagen já "virou a agulha" e está definitivamente a apostar todas as fichas no futuro da mobilidade eléctrica. Já era conhecido o seu ambicioso plano de lançamento de uma vasta gama de pelo menos dez modelos, já a partir de 2018, mas agora foi avançada uma novidade ainda mais importante: a intenção de vender os modelos eléctricos ao mesmo preço dos modelos convencionais, com motores a gasolina ou Diesel!
Porque, mitigado o problema da autonomia – a nova plataforma MEB, desenvolvida pela VW, anuncia, em todos os protótipos em que tem sido utilizada, 500 km de autonomia –, faltava resolver o problema do preço, sempre mais elevado que os modelos com motores a combustão. Pelos vistos, a VW percebeu que sem baixar o custos de aquisição o seu objectivo de vender três milhões de unidades de veículos eléctricos por ano em 2025 estaria condenado ao fracassos…
Em declarações no salão de Xangai – onde o Grupo VW apresentou três protótipos, da Audi, Skoda e VW, feitos sobre a plataforma MEB –, o responsável pelos veículos eléctricos da VW, Christian Senger, garantiu que já foram dados significativos para reduzir drasticamente os custos de produção dos carros eléctricos.
"Propor os nossos modelos eléctricos a preços semelhantes aos dos carros com motores a combustão é algo que vai alterar todo o ‘jogo’", garantiu.
"Estamos a tirar partido da necessidade de avançar dos automóveis com o tradicional motor de combustão para reinventar a marca Volkswagen".
A Volkswagen apresentou a sua estratégia eléctrica em Setembro do ano passado, no salão de Paris, ao mostrar o primeiro "concept", o
I.D.. Até agora, mostrou mais dois protótipos, feitos sempre sobre a plataforma MEB, um monovolume a recordar o eterno "pão de forma", o
I.D. Buzz Microbus e, agora em Xangai, um "crossover", o
I.D. Crozz. E garante que qualquer dos três irá transformar-se numa versão de produção!