Estes dias mostrámos-lhe o
novo VW Golf GTI TCR de 290 cv, a variante do GTI que tem por base o Golf TCR de competição. Trata-se de uma variante pensada e desenvolvida a pensar nos "track days" e que quando for lançada se tornará no GTI mais rápido do alinhamento da Volkswagen.
Mas se não quiser esperar até ao final do ano, altura em que deverá acontecer a estreia comercial deste Golf GTI TCR, saiba que uma preparadora alemã acaba de concluir a missão de construir o Golf de tracção dianteira mais potente da actualidade. Demorou quatro meses a concluir mas o resultado final é capaz de convencer qualquer adepto da marca de Wolfsburgo.
Denominado Volkswagen Golf GTI by Oettinger, este Golf mantém o bloco 2.0 TSI original mas passa a debitar uns impressionantes 360 cv de potência e 470 Nm de binário máximo. Estamos a falar de mais 50 cv e 90 Nm que o
Golf GTI Clubsports S, o segundo automóvel de tracção dianteira mais rápido no Nürbrugring, só atrás do
novo Honda Civic Type R.
Mas este GTI by Oettinger não só é mais potente que o GTI Clubsports S como é também mais rápido. Esta preparadora reivindica uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,0 segundos e uma velocidade máxima de 274 km/h. O Clubsports S não vai além dos 261 km/h e precisa de 5,8 segundos para chegar aos 100 km/h.
Mas este "upgrade" mecânico é só parte da história. É que a Oettinger também montou neste GTI um "kit" de carroçaria que o deixa com um "look" mais musculado e 80 mm mais largo que o Golf GTI de série. Destacam-se os novos pára-choques, a nova grelha dianteira, o enorme difusor traseiro, os escapes Remus, as jantes de 20 polegadas e claro, a enorme asa traseira.
Ninguém tem dúvidas em afirmar que este é um dos Golf de tracção dianteira mais agressivos do mercado, mas se achar que é pouco saiba que a Oettinger também oferece este "kit" de transformação para o
Golf R, que tem tracção integral e 310 cv de série.