A Volkswagen tem sido muito abalada pela entrada em vigor do novo ciclo de homologação de consumos e emissões de poluentes, que obrigam que uma boa parte dos automóveis com motores a gasolina sejam equipados com filtros de partículas. Para alguns deles, em fim de carreira, são necessários investimentos avultados que não fazem grande sentido.
É o caso do VW Golf GTI, que vai ser retirado do mercado, apesar de ser um dos grandes ícones ao nível dos hatchbacks desportivos, um segmento criado pelo modelo da marca de Wolfsburgo. O actual Golf GTI está em final de vida e o seu substituto poderá (ou não) surgir no próximo ano, e isso não motiva a marca a fazer grandes investimentos num modelo que, para além do mais, está em queda no ranking de vendas.
Mesmo assim, a VW ainda vai manter o GTI Performance de 245 cv e diz-se que, apesar de tudo, irá surgir uma nova variante TCR, virada para a competição.
Resta saber qual o futuro que a VW pode reservar ao GTI numa altura em que o Grupo alemão tem vindo a rever, em baixa, todas as propostas de carácter mais desportivo, como o Golf R ou o SEAT Leon Cupra.