
















Depois do escândalo do Dieselgate a Volkswagen colocou em marcha um plano futuro que assenta na electrificação de todos os seus modelos, sendo que o objectivo passa por vender 150 mil automóveis eléctricos já em 2020.
Para manter os preços controlados a VW terá de ser capaz de reduzir o custo das baterias, algo que só será possível de cumprir à medida que as vendas e as encomendas de modelos eléctricos subirem.
A família I.D. será o ponto de partida para esta ofensiva, com particular destaque para o "hatchback" I.D., que se irá chamar Neo. Este é o primeiro de uma gama de automóveis totalmente eléctricos que a VW vai lançar no mercado entre 2019 e 2020. Assente na plataforma MEB, o Neo estará disponível com três níveis de autonomia, sendo que a versão base deverá contar com 330 quilómetros e a proposta topo de gama com 600.
Ainda há uma grande dúvida em torno do preço do VW Neo, mas publicações especializadas como a Electrek garantem que rondará os 25 mil euros, valor que o coloca bastante abaixo do Tesla Model 3, mas longe da "metade" anunciada por Herbert Diess.
Além do Neo estão ainda previstos o SUV I.D. Crozz, a berlina I.D. Vizzion e a furgoneta – do estilo "pão-de-forma" – I.D. Buzz, sendo que a marca alemã já construiu na China, mais propriamente nos arredores de Xangai, a primeira unidade de produção modular para o fabrico dos seus automóveis eléctricos.