Walter Röhrl, lenda dos ralis e há muito responsável pelos últimos retoques dinâmicos nos modelos mais desportivos da Porsche, sentou-se ao volante do Taycan, o primeiro automóvel totalmente eléctrico da marca de Estugarda.
Röhrl, de 77 anos, confessou que o comportamento dinâmico a alta velocidade é próprio de um verdadeiro Porsche, algo que só foi conseguido graças a uma direcção muito precisa, um sistema de travões muito eficaz e a um centro de gravidade bastante baixo, fruto da posição das baterias.
A aceleração do Taycan também não passou despercebida, com Walter Röhrl a admitir que ficou surpreendido com a potência deste eléctrico. "É uma loucura, em todos os meus anos na competição, nunca experimentei um rendimento assim", referiu.
O antigo piloto alemão mostrou-se igualmente impressionado com a "resposta imediata" que o Taycan oferece, mas apesar dos elogios não muda a sua opinião face aos eléctricos e confessa que sente falta do… barulho do motor!
"Nunca pensei que a falta de som do sistema pudesse significar uma perde de desempenho, é uma nova experiência a bordo e gostei da tranquilidade oferecida pelo Taycan", atirou.
Recorde-se que quando o Porsche Taycan chegar ao mercado, lá mais para o final deste ano, contará com dois propulsores eléctricos completamente sincronizados que vão produzir uma potência total combinada de 608 cv e que vão permitir acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
A Porsche reivindica uma autonomia a rondar os 500 quilómetros (de acordo com o ciclo NEDC) e promete ganhos de 400 quilómetros de autonomia em apenas 15 minutos, tudo graças à nova tecnologia de 800 volts.
Por confirmar está ainda o valor de comercialização deste Taycan, mas importa não esquecer que Oliver Blume, CEO da Porsche, já garantiu que o preço deste eléctrico será semelhante ao do Panamera, modelo que no nosso país começa nos 110 mil euros.