A Jaguar Land Rover e a Waymo anunciaram esta terça-feira uma colaboração estratégica que prevê o desenvolvimento do "primeiro veículo de luxo autónomo eléctrico para oferecer serviços de transporte sem condutor". O veículo que servirá de base a este projecto será o novíssimo Jaguar I-Pace, sendo que os primeiros testes de estrada e com recolha de dados em tempo real arrancam lá mais para o final deste ano. Porém, a maioria das pessoas só terá acesso a este serviço a partir de 2020.
A introdução destes novos veículos não fará com a Waymo abandone o projecto autónomo que já tem em testes com cerca de 600 exemplares da carrinha Chrysler Pacifica Hybrid (ver galeria), sendo que este Jaguar I-Pace servirá como uma opção topo de gama.
"Com o Jaguar I-Pace temos um veículo que conseguiu captar a imaginação de clientes de todo o mundo. A nossa paixão por avançar até uma mobilidade inteligente precisa de colaboradores especialistas e com uma grande experiência. A união de forças com a Waymo vai permitir superar todos os limites desta nova tecnologia. Juntos iremos desenvolver o veículo autónomo Waymo Jaguar I-Pace com a atratividade, espaço e elevado nível tecnológico que os clientes esperam", afirmou Ralf Speth, CEO da Jaguar Land Rover.
Já John Krafcik, CEO da Waymo, acrescentou: "Enquanto que na Waymo apostámos na construção da experiência perfeita neste tipo de condução, a equipa da Jaguar Land Rover desenvolveu uma nova plataforma de baterias elétricas que estabelecem novões padrões de segurança, design e capacidade. Estamos certos que os utilizadores da Waymo vão desfrutar ao máximo da segurança, luxo e da excelência da condução autónoma com o novo I-Pace".
Recorde-se que os veículos autónomos da Waymo j+a percorreram mais de 8 milhões de quilómetros em circuitos urbanos de 25 cidades americanas e mais de 8 mil milhões de quilómetros em simuladores, sendo que a empresa se prepara para lançar o primeiro serviço de transporte sem condutor em 2018, em Phoenix, no Arizona (Estados Unidos).