Provavelmente nunca ouviu falar da X Shore, uma start-up com cerca de três anos que se especializou na construção de barcos eléctricos, mas a verdade é que esta empresa está a dar cartas e inspirou-se na… Tesla!
O mundo das "zero emissões" há muito deixou os automóveis e começam a surgir no mercado vários barcos com motorizações eléctricas. A X Shore, por exemplo, dispõe de um catálogo com três modelos distintos. Todos podem ser personalizados ao gosto de cada cliente e o preço base ronda os 300 mil euros.
Além do desenho inovador e dos acabamentos de elevada qualidade, os barcos da X Shore querem afirmar-se como referências no campo da potência, da velocidade e da autonomia, e tudo isso recorrendo a uma mecânica totalmente eléctrica.
Os dois modelos mais impressionantes são os Eelex 6.500. Apresentam uma autonomia a rondar os 185 quilómetros e são capazes de navegar a uma velocidade máxima de 74 km/h. Por seu turno, o Eelex 8.000 chega aos 65 km/h de velocidade máxima e tem uma autonomia de 167 quilómetros.
"A maioria dos barcos eléctricos do mercado só chega aos 11 km/h e têm uma autonomia de cerca de 20 minutos. Por sua vez, os Eelex podem chegar aos 74 km/h de velocidade máxima, ainda que se recomende uma velocidade de cruzeiro de 46 km/h para poder navegar durante mais de duas horas com uma só carga", explicou Konrad Bergströmm, criador da empresa que o próprio define como "a Tesla do mar", à publicação "Expansión".
O sistema propulsor eléctrico que equipa os barcos da X Shore foi desenvolvido em parceria com a Rolls-Royce e debita uma potência equivalente a 161 cv. Mas não pense que esta é a única parceria de peso desta empresa escandinava, é que a X Shore também está a trabalhar com a Intel no desenvolvimento de barcos autónomos.
Todos os barcos da X Shore podem ser personalizados de acordo com as exigências d cada cliente, mas isso tem um preço: cerca de 300 mil euros! Estes modelos estão longe de ser baratos, mas a empresa garante que com o passar dos anos será possível reduzir o custo do processo de fabrico e dos materiais e estabelece uma meta de preço para os barcos futuros: menos de 100 mil euros.