O primeiro automóvel totalmente eléctrico da Volvo será uma variante do XC40. A confirmação foi feita esta quarta-feira, durante a apresentação do novo Volvo S60, por Thomas Ingenlath, chefe de design da marca sueca.
Nos últimos meses a marca sueca já tinha desvendado que o seu primeiro eléctrico seria um veículo compacto e que usaria a plataforma CMA, duas características deste Volvo XC40. Confirmado está também o local de produção, já que a Volvo já adiantou que vai produzir este modelo na China graças ao apoio logístico da Geely, proprietária da fabricante sueca.
Com lançamento agendado para o segundo semestre de 2019, este XC40 eléctrico será produzido depois do anúncio do Polestar 2. Recorde-se que a Polestar se afirmou recentemente como uma empresa independente da Volvo e já apresentou o Polestar 1, um coupé híbrido de 600 cv e 1000 Nm de binário que já está disponível para encomenda.
Este Volvo XC40 EV terá um sistema de baterias modulares e estará disponível com diferentes versões. A variante com um "pack" de baterias de maior capacidade terá uma autonomia a rondar os 500 quilómetros com uma única carga. Porém, estes não são ainda números oficiais pelo que teremos que aguardar pelo anúncio oficial da marca.
Certo, para já, é que esta aposta da Volvo na electrificação será feita com base nos modelos que a marca já tem em catálogo, estando para já descartada a tese de que a Volvo podia estar a desenvolver um modelo eléctrico de raiz. "O primeiro carro eléctrico a chegar não será um automóvel exótico, fará parte da nossa gama de veículos. Queremos introduzir variantes totalmente eléctricas dos nossos automóveis convencionais", referiu o chefe de design da Volvo.
Confirmado que está este XC40 totalmente eléctrico para ser lançado durante o próximo ano, resta saber em qual das três unidades de produção da Geely na China será feito: Daqinh, Chengdú ou Luqiao.