Era um segredo do qual ainda se conheciam poucos pormenores, quando foi revelado, há umas semanas o enigmático Type 130. Trata-se do novo Lotus Evija, o primeiro híper carro britânico totalmente eléctrico que a marca apresenta sob o lema 'For the Drivers' ('Para os Condutores').
Os 2000 cv de potência que o motor eléctrico apresenta leva este bólide de 1680 quilos a ultrapassar os 320 km/hora de velocidade de ponta, oferecendo uma autonomia de 400 quilómetros.
Todavia, para integrar a lista de espera do Evija, é necessário desembolsar já uma caução de 278 mil euros.
Os engenheiros da Lotus esmeraram-se a projectar um Evija que proporcionasse a melhor experiência de condução quer em estrada, quer em pista.
O construtor afirma que este é o modelo mais dinâmico alguma vez construído nos 71 anos da sua história. Não é por isso, uma surpresa, que a designação deste híper carro pioneiro signifique ‘o primeiro da sua estirpe’!
Com uma produção limitada a 130 unidades, o Lotus Evija é apresentado como o cartão-de-visita da gama, onde sobressaem o Elise, o Exige e o Evora.
Primeiro modelo da marca construído num monocasco em fibra de carbono, o habitáculo compreende assentos de competição totalmente ajustáveis e um volante multifuncional que responde aos anseios dos apaixonados por estes bólides.