No ano em que celebra o 40º aniversário do 928, a Porsche está a preparar várias celebrações para festejar este modelo, nomeadamente uma participação no Oldtimer Grand Prix (um evento de automóveis clássicos na Alemanha), que dentro de poucos dias terá lugar no famoso traçado do Nurburgring.
Lançado em 1977, com uma configuração de carroçaria 2+2, este coupé nunca teve o "glamour" do icónico 911, sendo sempre uma espécie de "mal amado" e mal compreendido para os entusiastas da marca de Estugarda, sobretudo por "montar" um motor dianteiro. Em cima disso, e numa altura em que os "porschistas" só queriam saber dos motores "boxer", este foi o primeiro Porsche a equipar um bloco V8.
Escusado será dizer que este 928 não teve vida fácil, numa altura em que só o 911 era aceite. Porém, a "vida" deste 928 durou até 1995, altura em que foi descontinuado, sendo que pelo meio viu as suas motorizações crescer dos 4.5 litros até aos 5.4. Ao todo a marca de Estugarda vendeu mais de 60 mil unidades deste modelo, com o 928 original a ser o mais popular, seguido pelas variantes S4 e S1/S2.
No próximo fim-de-semana, no Nurburgring, estarão presentes vários 928, incluindo um protótipo de quatro portas que nunca foi produzido mas que pode ser visto como uma espécie de "pai" do Panamera.
E esta relação entre o 928 e o Panamera poderá não ficar aqui. É que já por diversas se falou da possibilidade da Porsche lançar um Panamera Coupé, com duas portas e quatro lugares, tal como este 928. Mas só o tempo nos vai dizer se tudo não passa de um rumor ou se vai mesmo acontecer…