A BMW continua a alargar a gama do novo Série 5 e a mais recente chegada ao mercado nacional é o 530e iPerformance, a versão híbrida "plug-in" que poderá pôr os entusiastas dos Diesel… a fazer contas! Porque pode funcionar a gasolina mas, ao anunciar um consumo médio de 1,9 l/100 km (!) por ter a capacidade de andar até 50 km em modo eléctrico, acaba por colocar em causa o tradicional melhor custo de utilização do Diesel…
Ao oferecer uma potência total de 252 cv, o 530e iPerformance acaba por se comparar com o 530d Auto, do lado dos Diesel, com 265 cv, mas o híbrido leva uma grande vantagem no preço, por custar 62.200 €, contra os 74.600 € pedidos pelo modelo a gasóleo que tem mais 13 cv… É esta mudança de paradigma que a BMW vem introduzindo com a progressiva electrificação dos seus modelos, que agora chega ao Série 5 utilizando, no fundo, a mesma mecânica já usada no 330e.
O BMW 530e iPerformance tem uma bateria de iões de lítio de 9,2 kWh de capacidade instalada na traseira – não há bela sem senão, reduz a capacidade da mala de 530 para 410 litros… – que lhe permite rodar em modo puramente eléctrico até 50 km e a uma velocidade máxima de 140 km/h. Mas a essa velocidade… não se conseguem os 50 km de autonomia! E como o consumo global de gasolina é muito menor, também o depósito de combustível foi "encolhido", de 68 para 46 litros.
Quanto ao carregamento da bateria, pode ser feito numa normal tomada doméstica em cinco horas ou em três, no caso de ter uma "wallbox" da BMW i com capacidade de carregamento de 3,7 kW. A tomada encontra-se na cava da roda dianteira-esquerda, mesmo por cima do logótipo "i". Em 2018 a BMW já quer propor o carregamento por indução, ou seja, sem cabos, sendo apenas necessário parar o carro sobre uma placa instalada no chão!
O BMW 530e iPerformance tem alguns sinais distintivos, além do "lettering" que fazem óbvia referência à família "i" de modelos eléctricos, como as barras da grelha ou os centros das jantes pintados no azul característico da submarca que comercializa os modelos i3 e i8.