Seguramente já pensou que Lisboa pode ser uma das cidades mais caóticas e que levar o carro para o centro pode ser um grave erro. Ainda assim, existem várias grandes cidades que conseguem lidar bem com as condições para todos os seus condutores.
Neste ranking das maiores 100 cidades do mundo foram analisadas as suas condições para condução, Lisboa ficou em 58º lugar, o que nos dá o consolo de que há piores cidades pelo mundo. A equipa que elaborou este estudo incluiu 10 factores de análise, como níveis de congestionamento do trânsito, estatísticas de acidentes ou preço do combustível e de estacionamento.
Segundo a análise realizada, no top 10 das melhores cidades estão Dusseldorf (Alemanha), Dubai (EAU), Zurique (Suíça), Tóquio (Japão), Basileia (Suíça), Singapura, Dortmund (Alemanha), Viena (Áustria), Munique (Alemanha) e Calgary (Canadá). Claro destaque para os germânicos que conseguem colocar três cidades nos 10 primeiros lugares.
No final da lista estão cidades em que o principal problema é o absurdo congestionamento de trânsito. São elas Rio de Janeiro (Brasil), Istambul (Turquia), Cidade do México (México), Bogotá (Colômbia), Ho Chi Minh (Vietname), Bangalore (Índia), Mumbai (Índia), Ulaanbaatar (Mongólia), Lagos (Nigéria), Carachi (Paquistão) e Calcutá (Índia).
Lisboa aparece assim colocada nas piores 50 grandes cidades. O nível de congestionamento coloca a capital portuguesa nas 40 piores, enquanto que se analisarmos o preço dos combustíveis, Lisboa está ao nível dos países nórdicos no topo dos mais caros do mundo.
O pior resultado para a cidade portuguesa é a velocidade média do aeroporto ao centro, sendo que a capital do nosso país igualou o pior resultado (13,1 km/h), ao lado de Mumbai. Como nem tudo é mau, Lisboa ficou em 12º lugar na qualidade das estradas.