A indústria automóvel africana não é muito conhecida. Uma zona do globo onde a evolução da indústria chegou mais tarde devido à colonização, e a várias guerras de independência que impossibilitaram o investimento em outras áreas.
As marcas europeias são as mais populares em África, mas vários países começam a desenvolver os seus próprios automóveis, com qualidade e segurança de rivalizar com as marcas tradicionais. Seleccionamos aqui cinco marcas que marcaram uma posição no mercado africano.
Esta marca surgiu num projecto da Universidade de Makerere, em 2012, e que acabou por garantir o apoio do governo do Uganda. A marca tem apostado em veículos movidos por tecnologia alternativa, mas a construção da fábrica ainda está na fase final.
Entre os seus protótipos está o Kiira EV Poc, um pequeno eléctrico de dois lugares com 80 km de autonomia, e também o Kiira EV Smock, uma carrinha híbrida. O mais recente projecto é o Kayoola Sola Bus, um autocarro com painéis solares para carregamento e com autonomia de 80 km.
Em 1987, um jovem chamado Innocent Chukwma criou uma marca de motos que iria ter um papel importante em todo o país. O sucesso das vendas permitiu a aposta nas quatro rodas.
A marca conta com o utilitário Innoson Fox, a berlina Umu, o todo-o-terreno G5 e uma pick-up Carrier. A marca tem ainda uma carrinha de mercadoria e três autocarros.
A marca nasceu de um acordo entre os irmãos Guiga e René Boesch, com experiência na construção de automóveis na Jeep. Em 2008, no Salão de Paris, apresentaram o seu primeiro veículo, o Wallys Izis.
Na sua fábrica têm capacidade para produzir 600 automóveis por ano, vendendo até para fora do país. A marca tem ainda o modelo Iris e contam com motores da Citroën.
A Kantanka Motor é uma marca que surgiu pelo visionário Kwadwo Safo, um inventor e líder religioso. Este homem é responsável pela criação de alguns tractores, escavadoras, gruas e até aviões.
O primeiro modelo foi o Saloon, um turismo de cinco lugares. Em 2006, chegou o todo-o-terreno de tracção total, o Onantefo I.
A Laraki surgiu de uma companhia dedicada aos iates para chegar a um nicho de mercado. Depois dos protótipos Fulgura e Borac, chegou então o Epitema.
Baseado no Corvette C6, o Epitema apresenta um visual superdesportivo e promete chegar aos 1.750 cv. O seu preço é de dois milhões de euros.