Numa era em que os veículos híbridos e 100% eléctricos estão na ordem do dia, mesmo assim, não deixa de ser surpreendente a notícia avançada esta segunda-feira pela Bloomberg.
A General Motors (GM) está a ponderar construir um veículo eléctrico apoiado na marca Hummer, recuperando desta forma a insígnia automóvel que ficou conhecida pelos seus modelos devoradores de gasolina.
De acordo com a agência de notícias financeiras, que se apoia em fontes ligadas ao processo, a GM está a planear os veículos que irão fazer parte da gama de camiões e SUVs eléctricos que irá construir a médio prazo.
"O Hummer é apenas uma das muitas opções que a GM está a explorar para o desenvolvimento da nova geração de veículos eléctricos", afirmou Mary Barra, directora executiva da multinacional.
Recorde-se que a GM está neste momento a trabalhar em dois projectos de mobilidade eléctrica. Denominado BEV3, o primeiro projecto que já está em curso irá incidir sobre carros citadinos e de média gama, assim como SUVs.
É objectivo da companhia que, até 2023, tenha já no mercado 20 modelos 100% eléctricos. O segundo projecto irá ter como principal alvo as ‘pickups’ e as carrinhas de trabalho e de lazer com características ‘fora-de-estrada’.
A título de curiosidade refira-se que Arnold Schwarzenegger foi pioneiro na electrificação do Hummer. Em colaboração com a Kriesel Electric, o actor que protagonizou a saga ‘Exterminador Implacável’ instalou, há dois anos, uma bateria e um motor eléctrico no seu H1.