A cidade de Neuchâtel, na Suíça, recebeu o primeiro Lamborghini & Design Concours d’Elegance, que reuniu alguns dos "touros" mais fantásticos da história (de mais de 50 anos) da marca de Sant’Agata Bolognese.
O evento, que decorreu no passado fim-de-semana, reuniu exemplares tão icónicos quanto o Miura, Espada, Diablo, Jarama, Silhouette, Countach, 350/400 GT e LM002, sendo que a própria Lamborghini trouxe algumas das suas criações mais recentes, como o Aventador, o Huracán e até um Veneno Roadster, um dos automóveis mais exclusivos do planeta, uma vez que só foram feitos nove exemplares (mais três modelos de capota rígida).
Contudo, a grande estrela do evento da marca de Sant’Agata Bolognese foi um Lamborghini Marzal Concept, um protótipo feito por Marcello Gandini – desenhou modelos como o Countach, Miura, Citroën BX ou Lancia Stratos – na Bertone, a pedido do próprio Ferruccio Lamborghini. O que mais salta à vista neste concept são as portas do tipo "asa de gaivota" e a enorme janela traseira em vidro.
Mas voltando a este Lamborghini & Design Concours d’Elegance, e como se trata de um concurso, importa referir que um Miura SV verde de 1971, que pertence a um coleccionador japonês, foi o grande vencedor. O Marzal foi igualmente premiado com uma distinção especial e um Countach QV vermelho de 1987 (de um coleccionador inglês) também foi distinguido por ter feito 2400 quilómetros até este evento.
Quem participou nesta festa dos modelos de Sant’Agata Bolognese, organizado pelo Lamborghini Polo Storico, ainda pode ver alguns trabalhos de Le Corbusier, um dos arquitectos mais importantes do século XX, e visitar o Museu Internacional do Relógio, perto de La Chaux-de-Fonds.
Para os que não foram a marca italiana disponibilizou uma "mega galeria" de 50 imagens e um vídeo para que não perca nada do que aconteceu neste certame suíço.