O que será o futuro próximo do pneu foi esta terça-feira revelado pela Michelin na conferência Movin' On, evento dedicado à mobilidade sustentável que acontece até sexta-feira em Montreal, Canadá.
Denominado UPTIS, o pneu-protótipo que o fabricante francês está a desenvolver com a General Motors, consiste num pneumático sem ar comprimido à prova de furos. O pneu está já a ser testado em circuito no Chevrolet Bolt EV, assim como em outros modelos do construtor automóvel norte-americano.
Até ao final deste ano, os testes serão conduzidos em condições reais numa frota de Bolts eléctricos no estado norte-americano do Michigan. É objectivo dos dois parceiros que o UPTIS seja colocado em 2024 no mercado mundial.
À semelhança de outros pneumáticos 'airless', o UPTIS propõe vantagens assinaláveis: os automobilistas deixarão de ficar "apeados", como agora acontece, quando um pneu sofre um furo ou uma ruptura, nem terão de "preocupar-se" com pressões de ar incorrectas que lhe provoquem danos.
A Michelin assegura ainda que o UPTIS será mais amigo do ambiente, ao reduzir substancialmente o número de pneus levados para reciclagem antes do fim do seu ciclo de vida.
Do lado da General Motors, equipar de origem os veículos que são colocados no mercado irá eliminar a necessidade de uma roda sobressalente. Para além de contribuir para a redução de peso da viatura e do uso de matérias-primas, permite ainda poupanças substanciais no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes.