Depois de ter antecipado a sua própria versão do BMW M850i no final do ano passado, a Manhart acaba de revelar, de forma oficial, a sua nova "bomba".
Na altura em que este projecto foi anunciado, a BMW ainda não tinha apresentado o M8. Mas isso mudou entretanto e agora, o BMW M8 passou a ser o rival directo para esta modificação da preparadora alemã. No papel, parece ter armas para bater o pé, mas será que o M850i da Manhart vai conseguir estar à altura?
Sem conduzir os dois modelos é impossível descobrir, mas uma coisa é certa, a Manhart levou este projecto muito a sério e garante ter criado um verdadeiro "monstro". O motor V8 de 4.4 litros, por exemplo, foi puxado aos 630 cv de potência e aos 850 Nm de binário máximo. É um aumento considerável se tivermos em conta que a versão convencional produz 530 cv e 750 Nm de binário.
O comportamento dinâmico também mereceu a atenção da Manhart, que instalou um kit de molas H&R que deixaram este M850i mais baixo e umas enormes jantes de 21’’. Além disso, ainda acrescentou novos detalhes visuais em fibra de carbono, modificações visíveis ao nível do "spoiler" traseiro, do "splitter" dianteiro e das quatro saídas de escape.
Apesar desta versão ser mais potente do que o BMW M8 e até o M8 Competition, não conta com diferencial activo M, com um sistema de travões melhorado ou com um sistema de tracção às quatro rodas tão avançado. Ainda assim, é impossível não reconhecer o trabalho realizado por esta casa de "tuning".