Prático, mas ao mesmo tempo perigoso. Na sequência do elevado número de roubos de veículos, a Ford revolucionou o sistema
keyless, cujo objetivo é destrancar as portas do carro e colocar o motor em funcionamento sem ser necessário a utilização da chave.
Este sistema, cujas fraquezas têm sido exploradas por quem quer roubar os automóveis, foi altamente melhorado pela marca nos modelos Fiesta e Focus da Ford, com a criação de um sistema que impede a detecção de sinal pelos amplificadores.
Entrando em
sleeping mode, o sinal deixa de ser emitido e quem quiser roubar o automóvel deixa de conseguir ter acesso ao veículo. As chaves possuem um sensor de movimento que a deixa em suspensão.
E não é necessário comprar um carro novo. É possível adquirir este sistema se tiver a versão mais recente de qualquer um destes automóveis. Mas claro, é necessário comprar uma chave adequada, com o sistema incorporado.
A Ford comercializa esta nova chave por 75 euros para o
Fiesta e 83 euros para o
Focus.
De acordo com as autoridades, mais de 85 mil veículos com o sistema keyless foram roubados em 2017, em Inglaterra e País de Gales, número que tem subido nos últimos tempos.