Só deverá chegar aos stands nacionais no final deste ano, mas o novo Peugeot 2008 já está a despertar enorme interesse junto dos automobilistas. O caso não é para menos, já que este modelo terá uma versão totalmente eléctrica com uma autonomia de 310 quilómetros.
Apresentado oficialmente esta quarta-feira, o SUV proposto pelo construtor francês cresceu 140 mm comparativamente à geração anterior: atinge agora os 4300 mm de comprimento. Este "crescimento" foi ganho graças ao aumento, para 2600 mm, da distância entre eixos, passando a bagageira a ter agora 434 litros de capacidade.
Em termos de motorizações, o Peugeot 2008 compreende um propulsor a gasolina de 1.2 litros de três cilindros, com potências de 100, 130 e 155 cv. A gasóleo, é avançado o motor turbodiesel de 1.5 de quatro cilindros BlueHDi com 100 e 130 cv. As versões mais potentes contam, de série, com uma caixa automática de oito velocidades.
Será a motorização 100% eléctrica, no entanto, aquela que poderá fazer toda a diferença no momento da decisão de compra. O e-2008 recebe o mesmo propulsor que já equipa o e-208, com 136 cv e 260 Nm.
A marca gaulesa assegura uma autonomia de 310 quilómetros, com tempos de carregamento do conjunto de baterias de 50 kWh que vão dos 30 minutos (carga a 80%) às 16 horas, segundo a tomada eléctrica utilizada.
A mais recente geração do ‘i-cockpit’ caracteriza o habitáculo do Peugeot 2008, a que não escapa ao olhar o pequeno volante e o sistema de infoentretenimento com ecrã de dez polegadas, complementado com uma consola de instrumentos com efeito 3D.
A segurança activa e passiva do novo SUV é complementada por equipamentos herdados de modelo superiores do construtor francês. Destacam-se o assistente à condução para auxílio à manutenção activa do veículo na faixa de rodagem, o regulador de velocidade adaptativo, e o sistema de travagem automática de emergência, entre outras valências tecnológicas.