Já se sabia que a Toyota ia recuperar o nome Supra, que vai nascer da uma parceria entre a marca nipónica e a BMW, mas aquilo que ninguém adivinhava é que pode não ser o único nome icónico a ser recuperado. É que a Toyota acaba fazer um pedido para registar a patente de outro modelo clássico, o Celica, levanto toda a gente a pensar que um regresso pode estar para breve.
Este pedido de patente, descoberto pela publicação "Car and Driver", não nos dá pistas sobre como a fabricante japonesa pretende usar este nome, mas a verdade é que despertou o interesse de muita gente, sobretudo dos aficionados da marca, cujo GT86 - modelo desenvolvido em paralelo com a Subaru - nunca parece ter convencido.
Outra das hipóteses passa pela fabricante japonesa manter o GT86 no seu catálogo e acrescentar o Celica, ficando este último como um desportivo de entrada de gama, logo abaixo do GT86, um desportivo mais radical (e potente!), e do próximo Supra, que tal como referimos acima está a ser desenvolvido em parceria com a BMW num projecto que também dará origem ao novo Z4.
E temos sempre que considerar a hipótese da Toyota estar só a proteger um nome que pode querer recuperar no futuro. Só o tempo dirá que planos é que a marca japonesa tem para este nome histórico.
Recorde-se que a Toyota produziu sete gerações do Celica entre 1971 e 2006, sendo que as três primeiras contavam com uma plataforma de tracção traseira e as quatro seguintes com um sistema de tracção frontal. Contudo, estiveram disponíveis versões de tracção integral, bem como versões roadster.