O videojogo era baseado em lutas espaciais e tinha o nome de "Blastar". O objectivo seria destruir naves alienígenas com armas de destruição massiva. Desde cedo que Elon se interessou por informática e aprendeu sozinho a programar aos nove anos. Os códigos para desenvolvimento do videojogo foram depois vendidos por 500 dólares.
Depois de deixar a África do Sul, em 1988, Elon passou algum tempo a trabalhar em várias tarefas ligadas à agricultura no Canadá. Na quinta do seu primo, em Waldeck, ele cuidou de plantações de feijão e aprendeu a cortar madeira em Vancouver.
Enquanto estudou na Queens University, em Ontario, Elon já tinha o gosto pelo negócio. Para ganhar algum dinheiro extra começou a vender computadores, tal como várias peças a partir do seu quarto. Vários colegas vinham também pedir-lhe para que resolvesse problemas informáticos nas suas máquinas.
Depois se transferir para a University of Pennsylvania, em 1992, Elon e um amigo começaram um negócio de festas para estudantes numa casa com 10 quartos. Com festas organizadas apenas ao fim de semana, Elon conseguia pagar um mês de renda e a inscrição na universidade em apenas uma noite.
Apesar de ter sido aceite para um programa de doutoramento na Stanford University, Elon decidiu abandonar os estudos para se dedicar à criação da sua start-up. Juntamente com o seu irmão, Kimbal, criaram a Zip2, uma empresa que providenciava mapas e direcções para jornais online. Para começar a aventura, usaram 28.000 dólares da conta bancária do seu pai. A sua criação foi comprada passados quatros anos pela Compaq. Elon recebeu 22 milhões de dólares.
Elon Musk decidiu investir 12 milhões de dólares para fundar a X.Com, que deu origem à PayPal. Em 2002, a empresa aceitou uma oferta de 1,5 mil milhões de dólares do eBay, dos quais 180 milhões foram para o Elon Musk.