A carrinha Peugeot 508 SW Hybrid é o primeiro híbrido de ligar à ficha da marca francesa e apresenta-se no mercado português com uma potência combinada de 225 cv, fruto da união de forças entre um motor 1.6 PureTech a gasolina com 180 cv e um motor eléctrico.
Peugeot 508 SW Hybrid: vale a pena comprar o leão de ligar à ficha?
Consegue encontrar as diferenças?
Não é fácil distinguir um Peugeot 508 SW Hybrid de um 508 SW de motor a combustão, pelo menos por fora. As únicas diferenças são os logotipos Hybrid situados nas laterais e na traseira e a porta de carregamento para o bocal do carregador eléctrico, que surge do lado oposto ao do bocal do depósito de gasolina.
Tudo o resto se manteve igual e não fazia ser de outra maneira, já que a imagem exterior do 508 foi um dos aspectos mais elogiados quando este modelo foi apresentado.
Lá dentro, no habitáculo, tudo igual. Os acabamentos estão num nível muito elevado e o cuidado aos detalhes é notório na consola central e nos comandos físicos por baixo do ecrã central.
O sistema i-Cockpit, cada vez mais uma assinatura da marca francesa, está presente e conta com grafismos específicos das versões electrificadas, tal como o ecrã central, que serve de terminal para o sistema de info-entretenimento.
Mas um dos maiores destaques deste interior é mesmo o volanre em couro com apontamentos cromados. É muito compacto, como a Peugeot nos tem vindo a habituar, e isso não agrada a todos. Mas nós apreciamos este conceito e acreditamos que ajuda a vincar o "feeling" desportivo que a marca francesa coloca em cada modelo que faz.
Atrás, na bagageira, a instalação do "pack" de baterias roubou 30 litros de capacidade de carga, que mesmo assim se mantém fixada nuns respeitáveis 500 litros.
Por fora e no habitáculo, os argumentos desta versão são exactamente os mesmos que fizeram do Peugeot 508 um sucesso de vendas desde que foi lançado. Mas este é o primeiro modelo híbrido plug-in da marca francesa, por isso é a mecânica inédita e o comportamento em estrada que interessa analisar. E aqui, este 508 SW Hybrid volta a surpreender.
Autonomia eléctrica de 52 km
Na base do sistema híbrido está uma bateria com 11,8 kWh que oferece uma autonomia em modo eléctrico de 52 quilómetros em ciclo WLTP. A instalação deste pacote de baterias por baixo da bagageira acrescentou 280 quilos ao peso deste modelo e isso podia ter tido um impacto negativo na dinâmica.
Mas a abordagem da Peugeot foi notável e bastaram alguns quilómetros ao volante da carrinha 508 híbrida para perceber que a marca francesa trabalhou muito bem este modelo, sobretudo ao nível da afinação do chassis e da suspensão.
Capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos e com uma velocidade máxima limitada aos 250 km/h, a aceleração não é tão impactante quanto a de outros híbridos com este nível de potência e destaca-se por ser mais progressiva. Mas a resposta é muito agradável e combinada com um comportamento sempre muito equilibrado em estrada torna este 508 SW Hybrid um automóvel muito interessante de conduzir.
Quanto aos consumos, tudo depende da energia disponível nas baterias. É possível percorrer tranquilamente 40 quilómetros em modo 100% eléctrico, mas quando ficamos por conta do motor a gasolina os consumos podem disparar para perto dos 10 l/100 km, afinal temos um bloco 1.6 a "puxar" 1820 quilos. Recorrendo ao modo híbrido e fazendo uma gestão entre os dois motores, é possível fazer consumos abaixo dos 5 litros por cada 100 km.
Vale a pena?
A Peugeot trabalhou muito bem esta carrinha 508 e isso sente-se no comportamento em estrada, onde apesar dos quase 1800 quilos, continuamos a contar com uma proposta muito interessante de conduzir e com uma dinâmica muito apurada.
Em termos de espaço disponível, este é um familiar de capacidades notáveis, mas os 225 cv desta versão híbrida convidam-nos a procurar uma estrada com curvas e a acelerar.
Com preços a começar nos 53.305 euros, esta carrinha 508 híbrida interessa sobretudo a clientes empresarias, mas pode ser uma escolha a considerar para uma família em que um dos elementos do casal faça cerca de 50 quilómetros por dia e tenha onde a carregar diariamente, seja em casa ou no trabalho. A bateria tem garantia de 8 anos ou 160 mil quilómetros.
Ficha Técnica
Motor: 1.6 turbo de 4 cilindros
Cilindrada: 1.598 cc
Potência Combinada: 225 cv
Binário Combinado: 360 Nm
Velocidade Máxima: 250 km/h
0-100 km/h: 8,8 s
Consumo Médio: 1,5 l/100 km
Emissões CO2: 34 gr/km
Preço desde: 53.305
+ Dinâmica: O peso das baterias podia ter estragado tudo, não fosse o óptimo trabalho da Peugeot ao nível do chassis e da suspensão
- Preço: Com preços a começar acima dos 50 mil euros, a 508 SW Hybrid "pisca o olho" às empresas