O Varjo XR-1 apresenta-se como um importante auxiliar na condução de um automóvel através de um dispositivo de realidade aumentada que junta elementos virtuais que parecem reais não apenas ao automobilista, mas também aos sensores do carro.
"Com esta abordagem a realidade mistas, podemos avaliar projetos e tecnologias enquanto estão ainda em desenvolvimente", afirmou Henrik Green, director de tecnologia do construtor sueco.
"Em vez de avaliarmos novos produtos e ideias de uma forma estática, podemos testá-los de imediato na estrada". Poupa-se assim tempo e dinheiro ao serem identificadas as prioridades logo no início do processo de concepção e desenvolvimento do sistema.
O XR-1 também incorpora uma apurada tecnologia de rastreamento ocular que identifica como os condutores usam a nova funcionalidade e se são "distraídos" pelos novos recursos.
"A nossa visão é criar um produto que consiga juntar o real e o virtual de forma efectiva", acrescenta Niko Eiden, responsável da Varjo.
O XR-1 é apresentado na Exposição Mundial de Realidade Aumentada, que decorre até esta sexta-feira em Santa Clara, na Califórnia.