Criou enormes expectativas o Tesla Semi junto das pessoas que seguem com atenção os projectos 100% eléctricos desenvolvidos pela empresa de Elon Musk.
Infelizmente, quase dois anos após ter sido revelado ao Mundo, o camião ainda não chegou à linha de montagem, apesar de o construtor estar a aceitar reservas desde que o apresentou.
A norte-americana Vanlifer decidiu agora criar o Tesla SemiHome e o protótipo de luxo que daí resultou é simplesmente fantástico.
Especialista na construção e reconversão de autocaravanas, a preparadora não tocou praticamente em nada da cabine do camião.
O mesmo não se pode dizer da secção traseira onde deverá assentar o reboque do Tesla Semi, já que foi nesse espaço que foi concebida esta "casa" sobre rodas. Mesmo assim, as alterações na carroçaria foram mínimas.
A autocaravana compreende uma pequena sala de estar, que rapidamente pode ser convertida num dormitório capaz de comportar até três camas duplas.
Uma casa de banho e um pequena cozinha asseguram o conforto dos ocupantes para passarem uma longa temporada longe de casa.
Como afirma Jason Hablous, director da Vanlifer, "estamos ainda na fase de concepção, mas está já a ser criado um modelo mais preciso em três dimensões".
Todavia, tudo depende do custo dos componentes e dos materiais para que o protótipo se torne uma realidade.
Em Junho passado, Elon Musk revelou que a produção do Tesla Semi foi adiada para o final de 2020, por a empresa não ter capacidade para produzir baterias em número suficiente face às encomendas dos seus outros modelos automóveis.
Os preços do camião, no entanto, são públicos desde a sua apresentação: 135 mil euros para a versão com 480 quilómetros de autonomia, ou 162 mil euros para o modelo capaz de percorrer 800 quilómetros com uma única carga eléctrica.
Certo é que a Tesla assegura aos investidores, em pouco mais de dois anos de utilização, uma poupança de combustível superior a 180 mil euros.