Não é vulgar um construtor automóvel tão jovem somar recordes atrás de recordes com os seus produtos, mas é o que está a suceder com a Tesla.
Fundada em 2003 por Elon Musk, a empresa especialista em viaturas eléctricas viu agora um dos seus carros bater mais uma marca de referência.
Em Tesla Miles, a conta do Twitter onde são registadas pelos utilizadores as quilometragens atingidas ao volante dos automóveis do fabricante norte-americano, um Model S, equipado com uma bateria P85+, já percorreu mais de 900 mil quilómetros.
Hansjörg Gemmingen é o autor da proeza, reconhecendo, no entanto, que já substituiu por uma vez a bateria e o carregador do carro, embora ambos estivessem ainda na garantia, que só termina em 2021.
E, se continuam a haver reticências sobre os custos associados à manutenção de um veículo 100% eléctrico, o condutor alemão tira as dúvidas.
Em resposta a um automobilista, que afirmou ter gastado 1200 euros na substituição dos discos dianteiros e num jogo de pastilhas de travão, Gemmingen explicou que pagou apenas 150 euros em pastilhas por cada 400 mil quilómetros percorridos.
Se estes números já impressionam, o que dizer do Tesla Roadster que o fã germânico também possui? Equipado com uma bateria RO 80, o desportivo descapotável já acumulou mais de 600 mil quilómetros.
Outro registo assinalável foi o realizado por um Model X, da rede de táxis californiana Tesloop. Equipado com uma bateria 90D, circulou "apenas" 598 mil quilómetros.
A façanha é que a viatura andou 512 mil quilómetros com a bateria original, onde se incluem quatro recargas rápidas diárias para percorrer cerca de 800 quilómetros.
Quando a bateria foi substituída, ainda dentro da garantia, verificou-se que a sua autonomia praticamente se tinha mantido ao mesmo nível quando ainda estava nova.
A título de curiosidade, refira-se que 15 dos carros listados na conta Tesla Miles pertencem àquela empresa de transporte.
Estes números reflectem, de uma maneira bem mais precisa, a fiabilidade de uma marca que tem enfrentado vários dissabores técnicos (e ataques da concorrência) em redor dos seus produtos.
Além disso, também demonstram que, apesar dos problemas técnicos identificados nas primeiras gerações, os Model S e Model X revelaram-se muito fiáveis, mesmo em usos tão intensivos como os serviços de transporte público.
A listagem da conta Tesla Miles assim o comprova, com o 47.º utilizador (e último da lista) a assinalar mais de 260 mil quilómetros em estrada com o Model S.
O Model 3, o mais recente produto da Tesla, também já começa a apresentar resultados nada desprezíveis.
A tabela é liderada por um condutor norte-americano de Round Rock, nos arredores da cidade texana de Austin, com mais de 115 mil quilómetros percorridos.
No nosso país, este modelo lidera as vendas de veículos 100% eléctricos, no primeiro semestre de 2019, com 1143 unidades, num total de 3905 veículos vendidos.
Uma questão muitas vezes ignorada, quando se assinalam estes marcos da locomoção eléctrica, é o estado físico dos carros com estas quilometragens.
Estando integrados na gama 'premium', estas viaturas têm de apresentar excelentes níveis de construção, que se reflectem na qualidade dos materiais interiores e exteriores após estas utilizações tão intensas.