
















Este BMW M1 é único no Mundo e será um dos muitos carros a abrilhantar o Concurso de Elegância que, por estes dias, levará milhares de entusiastas ao campo de golfe de Pebble Beach. E o que tem de especial esta unidade do superdesportivo construído pela marca de Munique entre 1978 e 1981? Dos 40 exemplares construídos para uma competição denominada Série Procar foi o único legalizado para andar na estrada!
A Série Procar foi uma competição disputada exclusivamente com os BMW M1 e que integrava os programas dos Grandes Prémios de Fórmula 1… guiados pelos pilotos de F1. Realizou-se em 1979 e 1980, com Niki Lauda e Nelson Piquet como vencedores. Depois, a BMW já atingira o seu objectivo que era construir o número necessário de M1 para o homologar no então Grupo 4 e parou com essa competição, vendendo os carros a equipa privadas.
Quando a BMW vendeu os carros da série Procar às várias equipas privadas, manteve alguns na sua posse, nomeadamente este que tem o chassis n.º 31 dos 40. Mas que acabaria por vender, para isso eliminando grande parte dos elementos de competição para que o carro pudesse ser homologado para a estrada.
O M1 n.º 31 acabou por ir parar aos Estados Unidos onde, na Califórnia, Bruce Canepa o sujeitou a uma profunda restauração, de forma a recuperar as suas características da competição Procar, sem contudo deixar de poder circular nas estradas! Recuperou, obviamente, a imensa asa traseira, as jantes BBS de porca central e os travões especiais da Brembo. Recuperou ainda os eixos e as suspensões do carro da Procar, a direcção e até os retrovisores!
Por fim, o motor de seis cilindros em linha ganhou uma injecção electrónica que elevou a sua potência aos 415 cv, mantendo a caixa de cinco velocidades ZF. O carro foi todo pintado num elegante azul e, claro, para ser compatível com uma utilização em estrada, teve de manter o interior com todo o equipamento, em vez da versão «nua» dos carros de competição. Esse carro recuperado acabou por ser vendido no ano passado e, agora, será uma peça rara em exibição em Pebble Beach.