Veja o rival chinês do Tesla Model X
A Tesla acaba de ganhar um sério adversário na "luta" pelo mercado de veículos eléctricos mais lucrativo do mundo: o chinês. É que a Nio (antiga NextEV), startup chinesa de automóveis eléctricos, prepara-se para lançar no início de 2018 na China o Nio ES8, um SUV eléctrico com capacidade para sete ocupantes.
E se os novos "players" do mercado dos eléctricos têm tido dificuldades em enfrentar a liderança da Tesla, a Nio tem tudo para ser um caso diferente. Em primeiro lugar a marca já tem um "historial" na Fórmula E, a principal competição desportiva de veículos eléctricos. Em segundo, tem Padmasree Warrior – soma passagens pela Cisco, Motorola e é membro do conselho da Microsoft - como CEO nos Estados Unidos e conta com um conjunto de peritos em condução autónoma que passaram pela Apple e pela própria Tesla.
E por fim importa referir que a Nio já tem portfólio para exibir, sobretudo o superdesportivo EP9 (ver galeria acima), que recentemente se tornou no automóvel de produção mais rápido no Nurburgring, e que verá produzidas 10 unidades, cada uma com um preço de 1.35 milhões de euros.
Tal como acontece com o Tesla Model X, vai contar com um habitáculo marcado pelo enorme ecrã na consola central e promete oferecer nível 2 de autonomia, ainda que a marca garanta que com os dados recolhidos com os modelos que vender possa vir a comercializar veículos com nível de autonomia 4. Ainda assim, não foram adiantados prazos para tal. Mas uma coisa é certa, é preciso levar este desejo a sério, é que o programa de autonomia da Nio está a ser liderado por Jamie Carlson, antigo engenheiro do Tesla Autopilot.