Peugeot transforma 5008 em SUV de sete lugares
Sete anos depois de ter sido introduzido no mercado, a Peugeot acaba de revelar a nova geração do 5008, que marca uma mudança de carácter deste modelo, que se assume definitivamente como um SUV, deixando para trás os vestígios de monovolume que marcaram a geração anterior.
Segundo a Peugeot, "o nome não mudou, mas tudo o resto sim", a começar pelo tamanho. Face ao seu antecessor este modelo cresceu 16.5 cm no comprimento e 11 cm na largura, passando agora a oferecer um maior conforto aos passageiros da segunda fila de bancos, que "ganharam" mais 6 cm de espaço para os joelhos.
O novo 5008 permite acomodar até sete pessoas, na configuração 2+3+2, mas não compromete a capacidade de carga, que varia consoante a disposição dos assentos, sendo que os bancos da segunda fila são independentes e escamoteáveis, características também presentes nos dois bancos da terceira fila, que ainda oferecem a possibilidade de serem extraíveis. Com as três filas de bancos a capacidade da bagageira está fixada nos 640 litros. Volume que sobe para os 1060 litros se apenas estiverem "montados" cinco bancos.
A potência do 5008 é dirigida em exclusivo para o eixo dianteiro, ainda assim, se precisar de "tracção extra" saiba que pode optar pelo sistema "Advanced Grip Control", que lhe permite escolher entre cinco configurações diferentes (Normal, Neve, Lama, Areia e ESP desligado) de acordo com as suas exigências.
Por fim, e tendo em conta os novos desafios de mobilidade da nossa sociedade, a Peugeot avança com uma proposta que possibilita a incorporação da e-Kick ou da e-Bike eFo1 na bagageira do 5008. A primeira trata-se de uma scooter eléctrica dobrável, ao passo que a segunda é uma bicicleta dobrável de assistência eléctrica, sendo que ambas possuem estações de carregamento próprias.
A apresentação oficial do novo Peugeot 5008 vai acontecer ainda este mês, no Salão Automóvel de Paris. Contudo, as vendas só começam em 2017, por alturas da Primavera.