Peugeot transforma 5008 em SUV de sete lugares

Sete anos depois de ter sido introduzido no mercado, a Peugeot acaba de revelar a nova geração do 5008, que marca uma mudança de carácter deste modelo, que se assume definitivamente como um SUV, deixando para trás os vestígios de monovolume que marcaram a geração anterior.

Não se pode dizer que seja uma decisão inesperada por parte da marca do leão, uma vez que se trata de uma "réplica" do que já havia acontecido com o modelo 3008, numa tentativa de adequar a oferta às exigências do mercado, já que os SUV são, neste momento, os terceiros veículos de passageiros mais vendidos na Europa.

Segundo a Peugeot, "o nome não mudou, mas tudo o resto sim", a começar pelo tamanho. Face ao seu antecessor este modelo cresceu 16.5 cm no comprimento e 11 cm na largura, passando agora a oferecer um maior conforto aos passageiros da segunda fila de bancos, que "ganharam" mais 6 cm de espaço para os joelhos.

O novo 5008 permite acomodar até sete pessoas, na configuração 2+3+2, mas não compromete a capacidade de carga, que varia consoante a disposição dos assentos, sendo que os bancos da segunda fila são independentes e escamoteáveis, características também presentes nos dois bancos da terceira fila, que ainda oferecem a possibilidade de serem extraíveis. Com as três filas de bancos a capacidade da bagageira está fixada nos 640 litros. Volume que sobe para os 1060 litros se apenas estiverem "montados" cinco bancos.

A Peugeot também promoveu uma alteração ao nível da tecnologia dentro do habitáculo, passando a incluir o sistema i-Cockpit, também presente no novo 3008, que além de adoptar um volante compacto e um ecrã táctil de 8 polegadas, oferece um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, melhorando a experiência de utilização do condutor. 

Este 5008 estará disponível com duas motorizações a gasolina, que variam entre um motor 1.2 PureTech de 130 cv acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou uma automática de seis relações, e uma unidade de 1.6 litros de 165 cv associada a uma caixa automática de seis velocidades. Já a oferta diesel é composta por um motor 1.6 BlueHDi, disponível com 100 cv (caixa manual de cinco velocidades) ou 120 cv (caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades), e um bloco 2.0 BlueHDi que varia entre uma versão de 150 cv e outra de 180 cv.

A potência do 5008 é dirigida em exclusivo para o eixo dianteiro, ainda assim, se precisar de "tracção extra" saiba que pode optar pelo sistema "Advanced Grip Control", que lhe permite escolher entre cinco configurações diferentes (Normal, Neve, Lama, Areia e ESP desligado) de acordo com as suas exigências.

No que diz respeito à segurança, a Peugeot equipou este 5008 com vários sistemas de auxílio à condução, tais como sistema de alerta da distância para o veículo da frente - que pode activar a tecnologia de travagem de emergência -, alerta de saída da faixa de rodagem, leitor de sinais de trânsito e sistema activo de vigilância do ângulo morto.

Por fim, e tendo em conta os novos desafios de mobilidade da nossa sociedade, a Peugeot avança com uma proposta que possibilita a incorporação da e-Kick ou da e-Bike eFo1 na bagageira do 5008. A primeira trata-se de uma scooter eléctrica dobrável, ao passo que a segunda é uma bicicleta dobrável de assistência eléctrica, sendo que ambas possuem estações de carregamento próprias.

A apresentação oficial do novo Peugeot 5008 vai acontecer ainda este mês, no Salão Automóvel de Paris. Contudo, as vendas só começam em 2017, por alturas da Primavera.

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