Revelado que está o protótipo do futuro Smart #5, a insígnia do grupo Geely já tem definidos a data e a cidade em que o SUV eléctrico será apresentado ao mundo.
A estreia acontece a 28 de Agosto em Brisbane, na Austrália, sob o novo lema Open Your Mind (Abre a Tua Mente) com que a construtora quer reafirmar-se no mundo automóvel.
Apontado ao lazer fora dos espaços urbanos, a nova proposta assume-se com um desenho retrofuturista mas com um desempenho versátil, exemplificados na tracção integral e nos pneus para o "todo o terreno".
A película que cobre o Smart #5 não esconde as linhas muito cúbicas que o diferenciam dos "irmãos" #1 e #3, deixando adivinhar um amplo espaço a bordo.
Afinal, são 4,71 metros de comprimento por 1,92 de largura e 1,71 de altura, com a distância entre eixos a chegar aos 2,90 metros.
Concebido pela equipa de design global da Mercedes-Benz, o SUV visa expandir a vida urbana com experiências elegantes ao ar livre mas sempre num ambiente premium.
Sempre muito tecnológico
A vida a bordo é definida pelo conforto e tecnologia num espaço generoso para cinco ocupantes, com os ecrãs OLED a proporcionarem acesso intuitivo a todas as funcionalidades do veículo.
Dispõe ainda duma coluna portátil de alta fidelidade com seis módulos de som, que pode ser combinada com o projector de vídeo integrado na frente do veículo, fazendo do exterior uma sala de cinema.
Em estreia está ainda o sistema Smart Pilot Assist 3.0, com o assistente virtual "alimentado" por inteligência artificial, e combinado com o LIDAR para uma condução mais segura e eficiente.
Mais de 600 cv de potência
Não são avançados oficialmente dados sobre a motorização do Smart #5 nem a potência dos propulsores para a tracção integral mas é adiantado que na sua génese está uma arquitectura eléctrica de 800 volts.
É preciso recorrer aos registos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, assim como as suas fotografias, para perceber quão potente será esta proposta.
A entrada na gama deverá ser feita com uma versão de 250 kW (340 cv), a que se somará outra de 267 kW (363 cv) mas sempre com tracção traseira.
Seguem-se as variantes com tracção integral, apoiadas em dois propulsores eléctricos para potências globais de 432 kW (587 cv) e de 475 kW (646 cv).
A bateria poderá chegar aos 100 kWh de capacidade (ou até mesmo ultrapassar essa marca como a que equipava o protótipo) para uma autonomia superior a 550 quilómetros.
Recorde-se que as actuais ofertas da marca, já disponíveis no nosso país, comportam um acumulador de 66 kWh brutos para uma autonomia ainda distante daquela quilometragem.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: