Afinal, o que parecia ser apenas mais um exercício de sonho futurista já habitual de um centro de estilo vai mesmo tornar-se realidade, antecipando uma tecnologia há muito aguardada: o H2 Speed Concept, protótipo mostrado pela Pininfarina no último salão de Genebra, vai ser muito mais que um exercício de estilo e vai ser construído em dez muito exclusivas unidades para serem… conduzidas em pista!
A notícia é ainda mais sensacional porque os superdesportivos concretizados irão manter a tecnologia antecipada no "concept" exibido no certame helvético, ou seja, terão dois motores eléctricos para um total de mais de 500 cv transmitidos às rodas traseiras e alimentados por… electricidade produzida a partir de uma pilha de combustível que funciona a hidrogénio!
O célebre estúdio de "design" italiano da Pininfarina pertence agora aos indianos da Mahindra que estão francamente apostados em desenvolver as mais avançadas tecnologias. E foi o seu presidente, Silvio Pietro Angori, quem confirmou a novidade da concretização do H2 Speed, com o primeiro protótipo rolante a ser apresentado já no início do próximo ano. Depois, as dez unidades deverão ser construídas num espaço de 12 a 14 meses.
Depois de tudo o que se tem visto em relação a carros exclusivos que custam fortunas e estão esgotados antes ainda de serem produzidos, a história em torno deste H2 Speed já não espanta: o preço estimado de cada uma das unidades a produzir (e que só poderão andar em pista!) rondará os 2,2 milhões de euros e, claro, já há uma lista de interessados que ultrapassa o número de carros a produzir.
"Será um carro de competição para gentlemen drivers", definiu Angori.
Curiosa é a fonte de inspiração deste H2 Speed: trata-se de um protótipo inventado há quase meio século pela Pininfarina, o Sigma Formula One de 1969 em que se pretendia antecipar diversas tecnologias de segurança para competição. Com o H2 Speed antecipam-se tecnologias a nível da motorização, com o recurso à Pilha de combustível e ao hidrogénio como combustível.
Neste aspecto, o H2 Speed utilizará como a base mecânica um chassis semelhantes aos carros que correm em Le Mans, na categoria LMP2. Quanto à mecânica – os dois motores eléctricos e a alimentação por pilha de combustível – virá do projecto GreenGT que tem vindo a ser desenvolvido precisamente para participar em Le Mans. Trata-se de uma "barqueta" com dois motores eléctricos (544 cv no total) e dois depósitos de hidrogénio que já este ano fez uma volta de exibição à pista de Le Mans, antes da corrida das 24 Horas, com Olivier Panis ao volante.