Apresentar um novo concept automóvel num salão de motos pode não parecer a "jogada" mais óbvia, mas foi precisamente isso que aconteceu com o novo Abarth Tributo XSR.
Revelado no salão EICMA 2016, este Abarth Tributo XSR nasceu para celebrar a colaboração entre a oficina Abarth e a Yamaha, parceria esta que levou à criação da Yamaha XSR 900 Abarth, uma moto bastante exclusiva, limitada a apenas 695 unidades.
Equipada com um motor de 850cc, destaca-se pelo desenho das cores (tipicamente Abarth), pelos muitos apontamentos em carbono e pelo sistema de escape em titânio desenvolvido pela Akrapovic.
Como referimos acima, trata-se de uma criação bastante exclusiva, pelo que quem estiver interessado em ter uma terá que estar muito atento no próximo dia 17 de Janeiro de 2017, altura em que o sistema de registo online vai ficar disponível. Os primeiros 95 clientes a registar a sua encomenda online com sucesso serão convidados a participar numa experiência exclusiva, denominada VIP Abarth Experience. As restantes 600 unidades só serão colocadas à venda em Abril, altura em que passam a estar disponíveis nos concessionários da marca japonesa.
Quanto ao Abarth Tributo XSR, as semelhanças são mais do que muitas com a versão de duas rodas. Além da pintura, que conta com o mesmo tom de cinza e os mesmos acabamentos em vermelho, também recorre à fibra de carbono, tal como a Yamaha. Mas as semelhanças não acabam aqui. Além do sistema de escape também ter sido desenvolvido pela Akrapovic, este Abarth carrega em si o logo XSR, que segundo as marcas ajuda a "selar a ligação entre as duas empresas".
Debaixo do capot está um motor de 1.4 litros turbo a gasolina que debita 190 cv de potência e 250 Nm de binário máximo. A potência é enviada em exclusivo para o eixo dianteiro através de uma caixa manual de cinco velocidades.
Estes "números" são suficientes para que este Abarth passe dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos e continue a acelerar até aos 230 km/h.