
















À primeira vista até pode parecer um MX-5 de segunda geração que virou um projecto de "tuning" de alguém, mas a verdade é que este é um protótipo feito pela própria Mazda em 2000, para o Salão do SEMA, inspirado nos "speedsters" dos anos 50.
Denominado Mono-Posto, este foi o quarto protótipo do icónico Miata a ser feito pela marca de Hiroshima e tinha lugar apenas para o piloto, tal como nome sugere.
A carroçaria curvilínea, a pequena entrada de ar no "capot" e a saída de escape em posição central deram a este "one-off" um "look" verdadeiramente distinto e centrado no condutor.
Agora, 18 anos depois, a linhas "retro" deste protótipo estão mais elegantes do que nunca, ainda para mais numa altura em que a Ferrari acaba de anunciar uma "barchetta" monolugar, denominada Ferrari Monza SP1.
Além das diferenças estéticas mais do que óbvias para o MX-5 de segunda geração, este Mono-Posto recebeu uma versão modificada do motor de 1,8 litros de origem do MX-5. A Mazda deu-lhe um turbo, um filtro de ar maior e um sistema de escape desportivo e o resultado foi um aumento de 36% de potência e 104% de binário, para um total de 190 cv e 330 Nm.
Escusado será dizer que este Mono-Posto foi imaginado como um protótipo e nunca chegou a receber luz verde para produção, para desgosto de muitos fãs da marca nipónica…