É apenas um estudo de um grupo de estudantes do Instituto Europeu de Design mas tem todos trunfos para impressionar.
Eis o novo protótipo da Alpine, um hiper desportivo que tem com principal característica ser alimentado a hidrogénio.
Os alunos colaboraram com Antony Villain, actual diretor de design da Alpine, para levar a cabo este estudo de estilo para a sua tese de mestrado.
Apontado a 2035, o novo concept car foi baptizado como A4810, numa referência à altitude do Monte Branco que liga a França e Itália.
Com 5,091 metros de comprimento por 2,010 de largura e 1,055 de altura, o Alpine A4810 é, de facto, um verdadeiro carro de corrida.
O modelo, que pretende "associar a forma de uma berlinetta com uma motorização a hidrogénio – é marcado por uma cabine em forma de bolha.
A rodeá-la estão os guarda-lamas salientes, escavados por enormes reentrâncias aerodinâmicas.
Os flancos são decorados com as bandeiras italiana e francesa, num verdadeiro tratado de união entre a instituição transalpina e a construtora gaulesa.
O hiper desportivo futurista está pintado em Alpine Blue com inserções em cinza.
À frente, uma lâmina em fibra de carbono está bem colada à estrada, enquanto uma assinatura visual muito trabalhada liga o símbolo ao capô.
Os farolins LED são projectados para criar uma assinatura luminosa vertical, marcado ainda ao centro por uma terceira luz sobre o difusor.
As duas saídas traseiras destinam-se a rejeitar a água produzida pela combustão do hidrogénio.
Os pneus foram fornecidos pela Pirelli enquanto as jantes em liga leve são da OZ Racing.
As características do motor e da mecânica são as grandes desconhecidas deste protótipo.
A Alpine contenta-se em afirmar apenas que a sua leveza, potência e agilidade "oferecem um grande prazer de condução".
Sabido é que a unidade motriz e os depósitos de combustível foram procjetados "como os de um híper carro".
As especificidades aerodinâmicas, por seu lado, foram "inspiradas no mundo da Fórmula 1.
A cabine foi criada a partir de esboços, modelos 3D, animações de computador e uma interface homem-máquina.
Alpine A4810 não deve dar origem a um hiper carro real, mesmo num futuro mais longínquo.
Todavia, pode inspirar os designers da marca de Dieppe a criar futuros modelos ultra-desportivos.
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