Para quem não está satisfeito com o desempenho do Audi e-Tron, não perde pela demora. No segundo semestre deste ano, a marca germânica vai lançar para a estrada variantes bem mais aguerridas do seu modelo 100% eléctrico.
Como avança a própria Audi, serão os primeiros modelos produzidos em massa com três motores eléctricos, com dois deles instalados nas rodas do eixo traseiro, e o terceiro no eixo da frente.
O Audi e-Tron S está preparado para colocar 320 kW (435 cv) e 808 Nm de binário nas quatros rodas, aumentando, no modo overboost, a potência para 370 kW (503 cv) e o binário para 973 Nm durante períodos de oito segundos. A velocidade máxima está apontada aos 211 km/hora, sendo necessários 4,5 segundos para ir dos 0 aos 100 km/hora.
O tempo de carregamento da bateria até 80% da sua capacidade andará pelos 30 minutos, desde que utilizador um carregador rápido de 150 kWh. É ainda possível recarregar até 11 kW em corrente alternada, embora não tenham sido avançados dados mais precisos.
É na tracção (às quatro rodas) e na agilidade que são relevadas as principais características das novas variantes da linha S… ao ponto de as derrapagens controladas fazerem agora parte do seu ADN.
Quando em condução normal, apenas estão ligados os motores eléctricos traseiros, com o dianteiro a entrar em acção de forma imperceptível quando o condutor pisa o acelerador com mais energia ou se diminuir a aderência do carro em curvas rápidas.
De série, ambos os modelos vão receber jantes de liga leve de 20 polegadas (podendo ser substituídas, em opção, por um jogo de 22 polegadas) para acolherem pneus de 285 mm.
Os amortecedores também optimizados, assim como os estabilizadores nos dois eixos foram ampliados, para reduzir os movimentos de rolamento nas curvas.
Em termos estéticos, assinale-se os detalhes pintados em cinzento brilhante da grelha do motor e nos arcos das rodas, 23 mm mais largos do que na e-Tron original.
Os logotipos da linha S estão em praticamente todos os elementos, como no selector do modo de condução e nos bancos desportivos ajustáveis, que podem ser revestidos em pele ou em Alcantara.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?