A Audi levou a Monterey, nos Estados Unidos, o concept PB18 que foi apresentado durante o Concurso de Elegância de Pebble Beach. E há quem tenha imaginado logo que esta proposta 100 por cento eléctrica poderá ser a antevisão do R8 do futuro.
O estilo vanguardista da carroçaria, que corta com o passado recente da Audi, tem uma correspondência natural num habitáculo modular, que permite alterar a configuração de acordo com as necessidades, dando ao condutor a escolha de desfrutar de um monolugar para guiar sozinho ou optar por um estilo mais tradicional com dois lugares. Apesar da forma, a bagageira oferece um volume de 470 litros, um valor muito interessante para uma proposta com carácter desportivo.
O PB18 surgiu equipado com três motores eléctricos: um dianteiro e dois na traseira junto a cada uma das rodas. A marca de Ingolstad anunciou uma potência de 680 cv, mas afirmou que estão disponíveis "picos" que, num espaço de tempo reduzido, poderão garantir 775 cv.
As novidades passam ainda pelas baterias "sólidas" de 95 kW, o que equivale a dizer que o electrólito é sólido para melhorar o rendimento e a longevidade. A marca reivindica uma autonomia de 500 km segundo o novo ciclo de medida WLTP, mas não fala em tempos de carregamento.
Talvez porque tudo o que foi anunciado já é muito vanguardista, a Audi não equipou o PB18 com nenhum auxiliar de condução nem com o sistema de condução semi-autónoma, elementos que surgem cada vez mais na lista de equipamentos de todos os automóveis que chegam ao mercado.