Pesquisa
Concept Cars

BMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctrico

18.34h
 
BMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctrico
BMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctricoBMW Vision Driving Experience aponta ao futuro M3 eléctrico

A apresentação oficial já estava anunciada há meses: esta semana a BMW estreou o Vision Driving Experience (VDX) no salão automóvel de Xangai.

Esta evolução robusta do Vision Neue Klasse Concept é uma espécie de laboratório para desenvolver a arquitectura SDV (veículo definido por software) da próxima geração de modelos da insígnia germânica.

O primeiro modelo sob esta concepção deverá ser o novo BMW iX3, anunciado para o final deste ano, seguido em 2026 pela berlina BMW i3.

Musculado como se quer

Bem foi sublinhado de que não se trata do futuro M3 eléctrico mas o visual robusto do protótipo, com os guarda-lamas alargados e as laterais inferiores em negro a realçarem a silhueta, para tal apontam.

Se a dúvida ainda persistir, atente-se no desenho e no porte das jantes de 21 polegadas, associadas a uma suspensão rebaixada.

E aqui começa o jogo das diferenças em relação aos desportivos a combustão: sem nenhum apêndice aerodinâmico à vista, é sob a carroçaria que se escondem cinco ventoinhas para colá-lo ao solo.

Objetivo? Criar uma força descendente até 1.200 quilos, o suficiente para permitir acelerações com forças laterais de 3 G, com o enorme difusor a dar uma ideia do fluxo de ar conduzido sob a carroçaria.

Sobe pendentes com 55%

O BMW VDX "distribui" quatro motores eléctricos por outras tantas rodas, a assegurar uns combinados 1.300 cv, que a construtora não confirma mas assumindo plenamente os seus 18.000 Nm.

Esse poder foi plenamente testado na apresentação em Xangai, quando o protótipo foi "obrigado" a escalar uma rampa com 55% de inclinação.

Condução, transmissão, travagem e recuperação de energia, entre outras funções, são controladas por um computador ironicamente baptizado como Heart of Joy, que permite uma resposta quase instantânea.

Panoramic iDrive a bordo

Os suaves tons em creme desde a frente até à primeira metade, para depois assumir o vermelho claro desde o meio até à traseira tentam disfarçar aquele que poderá muito bem ser o futuro BMW iM3.

A película luminescente permite à cor variar segundo o ângulo de iluminação, com as rodas a mudarem o tom luminoso quando o carro acelera, trava com recuperação de energia, ou apenas em travagem hidráulica.

A bordo percebe-se também um interno mais próximo dum modelo de produção, com o tabliê e o volante forrados com microfibra cinzenta, e com o tecido dos bancos em verde e os painéis das portas em bege.

O VDX incorpora ao centro um generoso ecrã multimédia, com o Panoramic iDrive a sobressair a toda a largura sob o pára-brisas.

Resta agora saber quando chegará ao mercado o futuro BMW M3 100% elétrico… que até pode acontecer já em 2027!

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.