A Bugatti prepara-se para ressuscitar a luxuosa berlina Galibier, um projecto já com alguns anos mas que foi posto… no congelador. Não o deverá fazer, contudo, para já mas apenas quando terminar a produção do novo hiperdesportivo Chiron, a lançar no próximo ano.
"A ideia é manter a Bugatti sempre a andar, mas não precisamos de uma gama, com vários modelos. O que temos de fazer é, quando lançamos um, começar logo a pensar no próximo", revelou o presidente da marca (e da Bentley), Wolfgang Durheimer.
O Bugatti Galibier 16 C foi um "concept" revelado em 2009, mas a marca chegou a trabalhar seriamente na versão de produção a partir de 2011, sob a direcção de Durheimer que nunca escondeu o seu entusiasmo pelo modelo. Chegou mesmo a haver um ambicioso plano de produzir 3000 carros em oito anos mas, entretanto, Durheimer saiu para a Audi em 2013 e o seu sucessor, Wolfgang Schreiber, cancelou o projecto, virando-se para o Chiron.
De volta à Bugatti e já com o Chiron pronto, Durheimer tem de pensar no que se vai seguir. E assume que o Galibier é uma das quatro possibilidades (e a que mais lhe agrada!), para concorrer com o Rolls-Royce Phantom, a preços a rondar os… três milhões de euros. Mantendo o conceito de motor central-dianteiro, utilizaria uma versão modificada da plataforma do novo Porsche Panamera que também irá servir para os novos Bentley.
Quanto à outras três opções em estudo, nem uma palavra! O que já levou ao aparecimento dos inevitáveis rumores: desde um SUV para concorrer com o que a Rolls-Royce está a desenvolver, a um supercarro eléctrico, passando por um superdesportivo mais pequeno que o Chiron. Uma coisa parece ser certa: apesar do "stress" financeiro em que se encontra o Grupo VW (dono da Bugatti) e do facto de a sua marca de maior exclusividade não ser economicamente rentável, o futuro da "bandeira" Bugatti não parece estar em causa.
Bugatti Galibier volta a ganhar vida!