É uma das sensações do CES 2022 que termina este sábado em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Eléctrico e autónomo, o novo protótipo InnerSpace da Cadillac oferece uma visão vanguardista do que será o futuro da marca de luxo americana na próxima década.
O coupé desportivo é o terceiro concept car da linha Halo, depois dos PersonalSpace e SocialSpace.
O Cadillac InnerSpace tem como principal destaque a possibilidade de os dois ocupantes concentrarem-se num filme a passar no ecrã multimédia panorâmico a ver um filme.
Sem avançar com muitos detalhes, como normalmente acontece na apresentação de um protótipo, a marca adianta que o interface comporta inteligência artificial e leitura biométrica.
O desenho elegante do Cadillac InnerSpace transforma este coupé quase numa nave espacial. O protótipo apresenta à frente uma grelha fechada e iluminada, flanqueada por faróis verticais.
A traseira sem janela é marcada por um formato em cunha, e por um tejadilho panorâmico que abre quando as portas são abertas.
Aliás, os bancos estão concebidos para girarem para fora quando as portas são abertas para facilitar a entrada e saída com maior comodidade.
Destacam-se ainda os retrovisores laterais digitais e as enormes jantes aerodinâmicas a reforçarem um visual com muito impacto.
A calçarem as rodas estão pneus Goodyear sustentáveis, especialmente concebidos para o protótipo, fabricados à base de óleo de soja e sílica retirada da casca do arroz.
Os pneus integram ainda as tecnologias SoundComfort e SightLine, com a última a passar informações como a pressão, temperatura, carga e outros factores de desempenho.
Já com um olho no habitáculo, o InnerSpace possui bancos com apoios para descansar os pés, ao melhor estilo de um lounge.
Nada de espantar já que, sendo um carro totalmente autónomo, pretende-se dar o maior conforto aos ocupantes para se concentraram na viagem em vez da condução.
A "distraí-los" na sua jornada está um ecrã LED imersivo e panorâmico com realidade aumentada.
Sem avançar com especificações técnicas, a Cadillac destaca que, graças à plataforma Ultium da General Motors, os módulos da bateria estão espalhados por todo o piso.
O sistema de gestão sem fios da bateria assim o permitiu, a fim de maximizar o espaço e reduzir a distância ao solo, com a posição de condução a assemelhar-se à de um desportivo.
O que fica por saber, no entanto, é a motorização eléctrica do InnerSpace, assim como as respectivas potência e binário, e os números de desempenho na estrada.
Desconhecida é também a autonomia do concept car com uma única carga de bateria, e a se a tecnologia introduzida permite realmente uma condução totalmente autónoma.
Tudo não passa de mais um exemplo do que poderá ser o futuro automóvel para a Cadillac, como sublinha Bryan Nesbitt, director da divisão de design avançado da General Motors.
Os protótipos da linha Halo são "visões para a próxima década, mostrando as possibilidades para a tecnologia de condução autónoma abordadas" pelo gigante americano.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?