Há anos que a Citroën preferiu enfatizar o conforto e o ambiente de família das suas propostas em vez de apostar em modelos com um cariz mais desportivo.
Essa ideia cai por terra com este assustador C5 X Dragon Knight, desenvolvido pelos engenheiros da subsidiária chinesa Dongfeng Citroën.
Lançado na última Primavera, o Citroën C5 X combina a elegância de uma berlina, o dinamismo de uma carrinha e a postura sobrelevada de um SUV.
Na China, é conhecido por Versailles C5 X, onde é fabricado e comercializado desde o ano passado.
O topo de gama foi, entre 6 e 9 de Novembro, protagonista do Versailles C5 X Guangdong Tour, um evento marcado por uma proposta fora do comum.
O desportivo recebe um kit de carroçaria verdadeiramente demoníaco, marcado por uns guarda-lamas ultra-largos em mais de 20 cm face à versão original.
O pára-choques dianteiro não se parece nada com o equipa o modelo de série, assim como as jantes específicas de 21 polegadas.
Atrás destacam-se a asa gigantesca sobre a porta da bagageira, e os extractores de ar de ambos os lados do difusor.
Bem "colado" ao alcatrão, graças a novas suspensões pneumáticas, a pintura exclusiva dá um tremendo impacto visual por onde quer que passe.
Infelizmente, a mecânica deste Versailles C5 X não vai ao encontro da sua estética poderosa.
Sob o capô está o conhecido bloco PureTech a gasolina de 1.6 litros, com 180 cv de potência e 250 Nm de binário.
O interior também não sofreu quaisquer alterações em relação ao modelo de série.
Nada de muito surpreendente, já que este show car é apenas um exercício de estilo para celebrar o primeiro ano de comercialização do C5 X na China.
O Versailles C5 X assumiu-se como um verdadeiro "rei" nas vendas de carros franceses naquele país.
Só em Setembro passado, vendeu mais de 14 mil unidades, o que representa um aumento de 73% face ao mês homólogo de 2021.
A berlina transfigurada em SUV fastback é especialmente popular entre os condutores mais jovens, que procuram um elevado grau de personalização.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?