
















O salão automóvel de Tóquio vai acolher dois protótipos eléctricos radicais da Nissan quando abrir as portas a 25 de Outubro.
O primeiro chama-se Hyper Adventure e, como o nome indica, é uma proposta para os apaixonados pela vida ao ar livre mas sempre com um espírito ecológico.
Já o Hyper Urban aponta para um público citadino sofisticado, com tecnologias a bordo para usufruir em viagem.
Futurista quanto baste, a bateria do Hyper Adventure, da qual se desconhece a capacidade, funciona como uma fonte de energia autónoma.
Através dela, os aventureiros poderão ligar equipamentos eléctricos, iluminarem o acampamento ou até recarregarem jet skis alimentados a electrões.
Graças à capacidade V2X, pode dar energia a residências ou a uma comunidade local (V2H), com o excedente a poder ser passado (V2G) para a rede eléctrica.
O concept car está concebido para ultrapassar os obstáculos mais complexos, à conta do sistema de controlo de tracção integral e-4ORCE.
Quanto ao estilo, é difícil passar despercebido devido a uma carroçaria definida pelos painéis dinâmicos, a acentuar o amplo espaço a bordo.
O fluxo de ar é redireccionado através do deflector dianteiro para o SUV alcançar um alto desempenho aerodinâmico.
Esse objectivo é reforçado pelo vidro integrado no tejadilho e pelas janelas laterais, assim como a superfície nivelada da extremidade traseira.
As rodas e os pára-choques equipam grampos ou engrenagens de tracção para facilitar o avanço em superfícies nevadas ou lamacentas.
O ambiente tecnofuturista que o habitáculo exibe foi concebido para simplificar a condução em qualquer ambiente.
O painel de instrumentos liga-se à parte inferior do pára-brisas, servindo como um ecrã com amplo campo de visão, como se a carroçaria fosse transparente.
O interior também possui espaço de carga para guardar equipamentos para usufruir ai ar livre, como tendas, esquis ou mesmo um caiaque.
O inovador banco traseiro pode rodar 180 graus para criar uma pequena sala de estar virada para a traseira, à qual não faltam degraus automáticos extensíveis.
Já para ambientes citadinos, a Nissan propõe o protótipo Hyper Urban marcado por um elevado nível de sofisticação estilístico e tecnológico.
Como o Hyper Adventure, possui ligações V2H, para electrificar o lar, e V2G para passar a energia excedente à rede eléctrica.
O sistema inteligente de gestão de carga dispõe de inteligência artificial para carregar outros automóveis eléctricos e alimentar edifícios de forma autónoma.
Sendo um exemplo estético e tecnológico dos futuros eléctricos da Nissan, exibe um tom amarelo-limão que se altera em função do ângulo de luz sobre a chapa.
As portas reforçam a personalidade do SUV, enquanto a silhueta desportiva realça a excelência aerodinâmica para uma maior eficiência energética.
Os pneus largos completam o visual desportivo, evocando uma dinâmica robusta mas com um visual profundamente urbano.
Essa filosofia prossegue a bordo, com o interior inspirado em triângulos caleidoscópicos.
Os bancos à frente e atrás podem ser rebatidos para criar um espaço de descanso como se os ocupantes estivessem num sofá em casa.
Já o painel de instrumentos é configurável de acordo com o estado de espírito do condutor.
Os Hyper Adventure e Hyper Urban são os primeiros dois protótipos dos quatro exemplos que a insígnia japonesa irá revelar antes da estreia no salão japonês.
O conceito original para estes projectos representados pela designação Hyper expressa a emoção máxima da Nissan para um futuro inovador e tecnológico.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?