A MINI acaba de revelar o protótipo que vai levar ao Salão Automóvel de Frankfrut. Denominado John Cooper Works GP Concept, esta "bomba" é inspirada no triunfo da marca britânica no Rali de Monte Carlo de 1967 e mostra a visão da MINI para um carro de competição do futuro.
Na dianteira o que mais se destaca é o "spoiler" dianteiro e a grelha no formato favo de mel com apontamentos vermelhos. A linha do "spoiler" dianteiro continua até aos arcos das rodas, que cresceram e escondem enormes entradas de ar. São detalhes que garantem um ar musculado a este concept e que lhe dão um "look" muito mais agressivo.
As enormes jantes de 19 polegadas são exclusivas e contam com um acabamento vermelho e preto, mas o que mais salta à vista no exterior deste "carro de estudo" são os apontamentos aerodinâmicos. Desde o difusor dianteiro até ao enorme "aileron" traseiro, passando pelos espelhos laterais, tudo foi pensado e desenvolvido de forma a garantir o máximo de apoio aerodinâmico possível.
John Cooper Works GP Concept leva ADN de competição da MINI a Frankfurt
Tal como acontece com o
concept eléctrico que a MINI revelou na passada semana e que também estará presente em Frankfurt, os grupos ópticos traseiros contam com um desenho inspirado na Union Jack, a bandeira do Reino Unido. São detalhes que transportam este MINI até ao passado, mas para os mais desatentos a secção traseira tem a designação da marca e do modelo bem visíveis, pelo que será muito fácil identificar esta "máquina".
Mas se por fora este MINI John Cooper Works GP Concept é uma das criações mais incríveis da marca britânica (que pertence ao Grupo BMW), o habitáculo também não lhe fica atrás, ainda que à primeira vista pareça "despido". Mas é normal, estamos a falar de um carro de competição onde a poupança de peso é um objectivo primário, pelo que é fundamental reduzir o interior aos elementos mais fundamentais. Destacam-se os bancos em couro preto e tecido branco, os cintos de segurança vermelhos e a gaiola de segurança, já para não falar do painel de instrumentos digital e da tecnologia "head-up" display.
Infelizmente a MINI não adiantou nenhum detalhe acerca da motorização que alimenta este John Cooper Works GP Concept, mas confirmou que este modelo é "prazer de condução na sua forma mais pura".