O Salão Automóvel de Tóquio é sinónimo de apresentações de algumas das mais fantásticas visões das marcas sobre este universo de quatro rodas. O Lexus LF-30, revelado esta quarta-feira, é mais um exemplo dessas delirantes experiências estilísticas e tecnológicas.
Como explica a marca de luxo japonesa, o Lexus LF-30 Electrified Concept representa um salto fundamental no desempenho de um veículo, associado à manobrabilidade, ao controlo, e ao prazer de condução.
Aparentemente, e se alguma vez vir a luz do dia como modelo de produção, o protótipo distingue-se dos seus rivais pela integração de quatro motores eléctricos nas quatro rodas.
A integração dos propulsores eléctricos nas rodas, e o controlo da sua potência através do sistema Advanced Posture Control, permitem oferecer excelentes características de pilotagem. Segundo as preferências de condução, o motorista pode optar pelos modos de tracção dianteira, integral e traseira.
Foi dada uma imensa liberdade estilística aos designers deste protótipo face à instalação dos motores eléctricos nas rodas.
Espaço é o que não falta, reflectidos nos 5090 mm de comprimento por 1995 mm de largura e 1600 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3200 mm.
No que às linhas exteriores diz respeito, o LF-30 Electrified distingue-se pela dianteira e traseira afiladas, e na enorme superfície vidrada que vai desde o capô até à bagageira.
A grelha do motor e os musculados pára-choques dianteiros prometem também não deixar ninguém indiferente.
Os faróis em forma de asa, a nitidez das luzes traseiras e as entradas de ar laterais fundem-se na carroçaria para que assim se obtenha os melhores desempenhos aerodinâmico e de refrigeração.
Todo este delírio de estilo é reforçado pelas enormes cavas das rodas e pelas duas distintas portas "asas de gaivota" que dão entrada para o habitáculo.
Dentro do LF-30 Electrified, os sentidos ficam ainda mais à flor da pele quando se entra em território desconhecido face à liberdade de movimentos e à sensação de envolvimento.
Os interruptores montados no volante e no ecrã principal táctil foram coordenados de maneira a que o condutor possa concentrar-se na estrada, ao mesmo tempo que controla funções como o sistema de navegação e de áudio, e selecciona o melhor modo de condução.
O protótipo "futurista" integra outras tecnologias de ponta para além do Advanced Posture Control, como a função de estacionamento automático, tendo já em vista a condução autónoma que se prevê que seja uma realidade em 2030.
Bem antes dessa data ainda longínqua, a Lexus tem prevista, já para Novembro, a apresentação do seu primeiro modelo 100% eléctrico, enquanto prepara a expansão da sua gama de veículos electrificados.
A partir do próximo ano, a marca de luxo japonesa prevê lançar o seu primeiro híbrido plug-in, assim como uma nova plataforma especialmente concebida para viaturas totalmente eléctricas. Objectivo? Ter em 2025 versões electrificadas em toda a sua gama.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?