
















E porque não transformar um Honda CR-V num diabólico monstro de potência e velocidade para o mundo da competição?
Essa "besta" foi agora concretizada pela Honda Performance Development, ao fundir o corpo do SUV híbrido com a alma de um monolugar de competição.
Chama-se CR-V Hybrid Racer e no seu coração está o futuro propulsor híbrido que irá equipar os carros que competem na IndyCar.
A Honda, que é também uma das principais fornecedoras de motores para a competição, irá estreá-lo este fim-de-semana em São Petersburgo, na Florida, no arranque da principal competição automóvel norte-americana.
Mais do que um carro de corridas, o CR-V Hybrid Racer, alcunhado como HPD Beast, assume-se como um verdadeiro laboratório electrificado sobre rodas.
O principal foco de atenção está no futuro motor híbrido de competição que será usado pelos monolugares da IndyCar na temporada de 2024.
Trata-se de um bloco V6 biturbo de 2.2 litros montado em posição central traseira, e alimentado por combustível 100% renovável da Shell.
O motor térmico está alinhado com um sistema híbrido baseado num super condensador desenvolvido pela Skeleton Technologies.
E, embora sem revelar a potência do super SUV, a preparadora assume que ultrapassa largamente os 800 cv, passados às rodas traseiras através de uma caixa Xtrac de seis relações com patilhas no volante.
O motor eléctrico, capaz de somar mais 100 cv adicionais, é accionado manualmente pelo piloto nas manobras de ultrapassagem, ou mesmo na defesa da sua posição em pista.
A ligação ao solo é feita à frente com uma suspensão "retirada" do Acura NSX GT3 enquanto a traseira deriva da que equipa o Dallara IR-18 que compete na IndyCar.
Na mesma filosofia assenta o sistema de travagem Brembo, com os discos dianteiros de 380 mm a serem do Acura, e os traseiros de 355 mm a virem do Dallara.
O CR-V Hybrid Racer é montado sobre um chassis tubular Chromoly em aço e revestido por uma carroçaria "híbrida" projectada pela divisão de design da Honda americana.
Da estrutura original da sexta geração do SUV de estrada foram mantidos o pára-brisas, as janelas laterais e até o tecto solar.
A parte inferior da carroçaria, produzida em fibra de carbono, compreende um divisor frontal maciço, guarda-lamas alargados e uma enorme asa traseira.
A decoração exterior, idealizada pela estilista Lili Melikian, conta com uma série de imagens disfarçadas que relevam o sistema motriz híbrido do super SUV e os circuitos da IndyCar Series.
Se o impacto visual em pista é mais do que delirante, mais espectaculares deverão ser os números de desempenho do CR-V Hybrid Racer… mas a Honda ainda tem esses segredos guardados a sete chaves!
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?