A Hyundai está em plena aceleração no mundo da electrificação automóvel. Depois de revelar o novo Ioniq 6, o construtor sul-coreano avança agora com mais dois protótipos de alto desempenho.
O N Vision 74 é um desportivo híbrido a hidrogénio, inspirado no N 2025 Vision Gran Turismo e no concept car idealizado a partir do Hyundai Pony Coupé.
Já o Hyundai RN22e combina a inovadora plataforma E-GMP do grupo com o design exterior do Ioniq 6, reflectindo a visão e a direcção da divisão N para a electrificação.
Embora a produção comercial não esteja confirmada, está aberta a possibilidade de criar um modelo 100% eléctrico de alto desempenho num futuro próximo.
Confirmado para o próximo ano está o lançamento da primeira proposta eléctrica da divisão desportiva da Hyundai com o Ioniq 5 N.
Verdadeiro "laboratório móvel" híbrido com pilha de combustível de hidrogénio, o N Vision 74 é um tributo ao Pony Coupé de 1974 sob o desenho de Giorgetto Giugiaro.
O protótipo herdou as superfícies e o perfil dinâmico daquele desportivo para se transformar num Gran Turismo retrofuturista com 4.95 metros de comprimento.
A imponência na estrada é reforçada pelos seus dois metros de largura e a baixa altura, de apenas 1,33 metros, com a distância entre eixos a chegar aos 2,90 metros.
À frente, os faróis duplos assumem a forma e a luz amarela do modelo de que descende, mas compostas por LEDs com efeito pixelizado como é distinguido na gama Ioniq.
O pára-choques dianteiro é sublinhado por um spoiler tão angular quanto proeminente, enquanto atrás se destaca uma enorme asa, a "pairar" sobre os farolins LED pixelizados e sobre um grande difusor.
O conceito desportivo do N Vision 74 está bem visível no seu baixo centro de gravidade e nas rodas aerodinâmicas de generosas dimensões.
O habitáculo foi reinterpretado como um espaço de entretenimento, sem perder a arquitectura pura do protótipo em que se baseia.
O posto de condução, bem centrado no condutor como não poderia deixa de ser, combina elementos com um desenho moderno, reflectidos no painel de instrumentos digital com botões analógicos.
Se a estética é fulgurante, o mesmo se poderá dizer das capacidades do Hyundai N Vision 74: os dois motores eléctricos, montados nas rodas traseiras, dão-lhe uma potência de 500 kW (680 cv) e um binário de 900 Nm.
São apoiados quer por uma bateria de 62,4 kWh, associado a uma arquitectura de 800 volt, quer por uma pilha de combustível com um "pico" máximo de 95 kW (129 cv).
A fuel cell é alimentada por um depósito de hidrogénio com 4,2 quilos de capacidade, que pode ser reabastecido em cerca de cinco minutos.
Ao nível de desempenho, é avançada uma velocidade máxima superior a 250 km/hora, como os zero aos 100 km/hora a fazerem-se em cerca de quatro segundos, com a autonomia a ultrapassar os 600 quilómetros.
A combinação das duas tecnologias, que podem ser usadas de forma intercalada segundo os diferentes ambientes de condução, obrigou os engenheiros da Hyundai a melhorem a eficiência de refrigeração.
Esta solução permite uma melhor vectorização do binário com os motores duplos na parte traseira, dando uma experiência precisa e reactiva nas curvas.
Além disso, o N Vision 74 explora o equilíbrio entre o desempenho e o arrefecimento com um sistema de refrigeração de três canais.
Se o N Vision 74 impressiona pelo estilo e potência, o Hyundai RN22e promete emoções ainda mais extremas nas pistas de corrida.
Desenvolvido a partir do Ioniq 6, apresenta-se como um vislumbre do que será o futuro "eléctrico" de alta performance da divisão N.
O RN22e aproveita ainda as características aerodinâmicas da berlina mas com um desempenho maximizado através de detalhes inspirados no desporto automóvel.
Os apêndices que ganhou tornam-no bem maior do que a versão de que evoluiu: 4,92 metros de comprimento por 2,02 de largura, com a altura a descer para os 1,48 metros.
A distância entre os eixos mantêm-se nos 2,95 metros mas, graças a uma distância ao solo mais reduzida e o novo desenho das laterais da carroçaria, o desportivo ganhou uma postura mais ampla e robusta.
A estética é poderosa mas também muito funcional, já que permite melhorar o arrefecimento e a aerodinâmica em pista.
Escondido por este visual extremo está o sistema motriz do KIA EV6 GT, com os 430 kW (585 cv) e 740 Nm debitados pelos dois motores eléctricos a oferecerem uma velocidade de ponta superior a 250 km/hora.
O resto da ficha técnica é idêntica à do Ioniq 6, o que significa uma bateria de 77,4 kWh e uma arquitectura de 800 volt para recargas a 350 kW.
Como explica a Hyundai, o RN22e eleva a sensação de fazer curvas com um maior peso, explorando a vectorização do
binário com embraiagem dupla.
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