A Nissan apresentou esta quarta-feira, no Salão Automóvel de Hannover, a Nissan Navara Dark Sky, um protótipo desenvolvido em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) e que funciona como um laboratório de astronomia móvel que ainda conta com um reboque "off-road" que carrega um telescópio com capacidades de observatório astronómico.
"O concept Nissan Navara Dark Sky é um exemplo brilhante de como a Nissan pode ser um verdadeiro parceiro, permitindo que os nossos clientes se desloquem sem limites", começou por dizer Ashwani Gupta, vice-presidente sénior da unidade de negócios de veículos comerciais ligeiros da Nissan. "Através da Mobilidade Inteligente da Nissan e do ProPILOT, estamos a criar as melhores soluções para as fronteiras empresariais do futuro, independentemente da complexidade das necessidades comerciais", acrescentou.
O design do protótipo foi inspirado no cosmos, com o esquema de cores escuras exterior a representar temas da nebulosa recorrendo a padrões paramétricos, e o esquema de cores do habitáculo a aliar as tonalidades profundas do céu nocturno com os tons laranja do pôr-do-sol. O "look" exterior da Navara e do atrelado só fica completo com um conjunto de iluminação LED a vermelho, cor escolhida por ser a que menos afecta a visão nocturna dos humanos.
Todo o projecto foi desenhado tendo em vista a robustez necessária para corresponder às necessidades deste cliente especial. Um motor diesel biturbo de 2.3 litros, que debita 190 cv de potência e 450 Nm de binário, permite que esta Navara enfrente terrenos difíceis e reboque facilmente o módulo onde assenta o telescópio.
Este atrelado conta com um tejadilho mecanizado que abre de forma a permitir que o telescópio seja focado. Utilizando um espelho de 40 cm, tem capacidade para proporcionar visualizações detalhadas para lá dos anéis de Saturno.
Este sistema conta ainda com tecnologia ProPILOT, para ajudar o condutor a manobrar o reboque até à posição ideal, com ligação Wi-Fi, uma estação com um portátil e transmissão UHF para comunicar dados instantaneamente. Oito radares, um em cada canto da Navara e do reboque, permitem ao condutor perceber sempre o que rodeia o veículo através do ecrã táctil.
Após o Salão automóvel de Hannover, a Nissan vai doar o telescópio para transmitir o expírito de exploração e aventura e para inspirar e educar as gerações do futuro.